Marketing de relacionamento nas redes sociais : um estudo da marca Melissa
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Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esse trabalho de conclusão de curso tem como tema o marketing de relacionamento e sua utilização pelas empresas com foco nas redes sociais. Para tal, é realizada, primeiramente, uma distinção entre marketing e relações públicas para se chegar ao marketing de relacionamento. Após, é apresentado o marketing de relacionamento na web, através de definições de internet, web e redes sociais. O objeto de estudo foi o marketing de relacionamento nas redes sociais da Melissa, marca de calçados de plásti ...
Esse trabalho de conclusão de curso tem como tema o marketing de relacionamento e sua utilização pelas empresas com foco nas redes sociais. Para tal, é realizada, primeiramente, uma distinção entre marketing e relações públicas para se chegar ao marketing de relacionamento. Após, é apresentado o marketing de relacionamento na web, através de definições de internet, web e redes sociais. O objeto de estudo foi o marketing de relacionamento nas redes sociais da Melissa, marca de calçados de plástico. A marca utiliza de diferentes redes para se relacionar com as suas consumidoras: Blog, Facebook, Twitter, Youtube e Fickr. Foi definido como objetivo geral investigar a forma como a Melissa se relaciona com as suas clientes nessas redes. Os objetivos específicos do trabalho foram estudar a história da Melissa a fim de entender o seu posicionamento atual nas redes sociais, analisar as redes sociais utilizadas pela marca, analisar a interação entre a marca e as suas clientes nessas redes e avaliar as práticas utilizadas pela Melissa nesses meios. Para isso foi utilizada como metodologia os preceitos do estudo de caso, utilizando de diferentes fontes para a coleta de dados: documentos, observação direta e observação participante. A principal conclusão que se chegou foi que, embora a Melissa utilize de várias redes bem estruturadas para falar com as suas consumidoras, não as utiliza para ouvir e dar retornos às clientes, o que é a questão central em um relacionamento. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1829)
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