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dc.contributor.advisorLima, Marília dos Santospt_BR
dc.contributor.authorGraça, Rosa Maria de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:26:45Zpt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/3173pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe uma investigação do uso de estratégias comunicativas (ECs) em textos narrativos produzidos por doze universitários brasileiros aprendizes de francês como língua estrangeira. Foi utilizada a tipologia de Yule (1997) de ECs para análise dos dados levantados nas produções textuais produzidas a partir de três histórias em quadrinhos sem textos seguidas de entrevistas nas quais os aprendizes puderam expressar livremente suas reflexões sobre o seu processo de escrita. As mesmas tarefas foram aplicadas a três falantes nativos de francês cujas produções foram utilizadas como elemento de comparação e licitação dos desempenhos dos aprendizes. As hipóteses iniciais eram as seguintes: os aprendizes preocupam-se com a correção quando escrevem, utilizam diferentes ECs de acordo com a sua proficiência e têm consciência de que utilizam alguma estratégia compensatória para evitar erros quando escrevem. Os dados fornecidos pelos alunos ilustraram as hipóteses iniciais sugerem uma relação entre o tipo de tarefa, as dificuldades que esta oferece e as ECs escolhidas pelos aprendizes.pt_BR
dc.description.abstractCe travail propose une recherche sur l'utilisations des stratégies de communications (Ecs) dans des récits produits par douze étudiants brésiliens apprenants de FLE. On a utilisé la typologie de Yule (1997) de stratégies de communication pour l'anlyse des données rélevées dans les production textuelles construites à partir de trois bandes, dessinées, sans textes, suivies d'interviews dans lesquelles les apprenants ont pu exprimer librement leurs réflexions à propos le leurs procès d'écriture. Le mêmes tâches ont été proposées à trois natifs dont les texts ont contribué à la comparaison et à la licitation des performances des apprenants brésiliens. Les hypothéses initiales étaient les suivantes: les apprenants font attention à la correction quand ils ècrivent, ils utilisent différentes stratégies de communication selon leur niveau de maitrise du FLE, et ils sont conscients de l'útilisationation des stratégies compensatoires pour eviter leurs erreurs. Les données fournies par les apprenants ont illustré les hypothèses initiales et suggèrent une relation entre le type de tâche, les difficultés que celle-ci présente et les stratégies communicatives choisies par les apprenants.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.titleO uso de estratégias comunicativas em produções escritas de aprendizes brasileiros de francêspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000333326pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2001pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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