O uso de estratégias comunicativas em produções escritas de aprendizes brasileiros de francês
dc.contributor.advisor | Lima, Marília dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Graça, Rosa Maria de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T17:26:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2001 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/3173 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe uma investigação do uso de estratégias comunicativas (ECs) em textos narrativos produzidos por doze universitários brasileiros aprendizes de francês como língua estrangeira. Foi utilizada a tipologia de Yule (1997) de ECs para análise dos dados levantados nas produções textuais produzidas a partir de três histórias em quadrinhos sem textos seguidas de entrevistas nas quais os aprendizes puderam expressar livremente suas reflexões sobre o seu processo de escrita. As mesmas tarefas foram aplicadas a três falantes nativos de francês cujas produções foram utilizadas como elemento de comparação e licitação dos desempenhos dos aprendizes. As hipóteses iniciais eram as seguintes: os aprendizes preocupam-se com a correção quando escrevem, utilizam diferentes ECs de acordo com a sua proficiência e têm consciência de que utilizam alguma estratégia compensatória para evitar erros quando escrevem. Os dados fornecidos pelos alunos ilustraram as hipóteses iniciais sugerem uma relação entre o tipo de tarefa, as dificuldades que esta oferece e as ECs escolhidas pelos aprendizes. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ce travail propose une recherche sur l'utilisations des stratégies de communications (Ecs) dans des récits produits par douze étudiants brésiliens apprenants de FLE. On a utilisé la typologie de Yule (1997) de stratégies de communication pour l'anlyse des données rélevées dans les production textuelles construites à partir de trois bandes, dessinées, sans textes, suivies d'interviews dans lesquelles les apprenants ont pu exprimer librement leurs réflexions à propos le leurs procès d'écriture. Le mêmes tâches ont été proposées à trois natifs dont les texts ont contribué à la comparaison et à la licitation des performances des apprenants brésiliens. Les hypothéses initiales étaient les suivantes: les apprenants font attention à la correction quand ils ècrivent, ils utilisent différentes stratégies de communication selon leur niveau de maitrise du FLE, et ils sont conscients de l'útilisationation des stratégies compensatoires pour eviter leurs erreurs. Les données fournies par les apprenants ont illustré les hypothèses initiales et suggèrent une relation entre le type de tâche, les difficultés que celle-ci présente et les stratégies communicatives choisies par les apprenants. | fr |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Linguagem e línguas | pt_BR |
dc.title | O uso de estratégias comunicativas em produções escritas de aprendizes brasileiros de francês | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000333326 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2001 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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