Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorPeres, Evelize Martins Krügerpt_BR
dc.date.accessioned2011-09-03T06:01:45Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31625pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma nova metodologia para o processo ensino – aprendizagem do teorema de Tales no nono ano do ensino fundamental. Foi desenvolvido em uma escola municipal do município de Guaíba. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados recursos tecnológicos como vídeos disponíveis na internet e produção de vídeos pelos alunos. O conteúdo foi desenvolvido a partir do estudo da história da Matemática e da aplicabilidade do teorema de Tales. As atividades foram desenvolvidas a partir de um referencial teórico, onde são destacados pontos positivos do uso da tecnologia na sala de aula, o uso da história nas aulas de matemática e também sobre o método de utilização da história na aprendizagem do teorema de Tales.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a new methodology for teaching - learning process of Thales' Theorem in the ninth year of elementary school. It was developed in a public school in Guaíba. To develop this work were used technology resources such as videos available on the Internet and video production by students. The content was developed from the study of the history of mathematics and the applicability of the theorem of Thales. The curriculum was developed from a theoretical framework, which are highlighted positive aspects of using technology in the classroom, the use of history in mathematics lessons and about the method of use in learning the history of Thales' Theorem.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory of mathematicsen
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectTeorema de Talespt_BR
dc.subjectTheorem of thalesen
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectThe technological resourcesen
dc.subjectProfessor : Formação : Matemáticapt_BR
dc.titleHistória da Matemática e Teorema de Talespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000782651pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples