Uma nova visão no ensino de volume de paralelepípedos e no cálculo da densidade de materiais
dc.contributor.advisor | Basso, Marcus Vinicius de Azevedo | pt_BR |
dc.contributor.author | Zanatta, Rodrigo Bonadiman | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-09-03T06:01:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/31614 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho é apresentada uma proposta diferente para a apresentação dos temas volume de paralelepípedo e densidade de materiais. A integração desses dois temas tem por objetivo a tentativa de trazer uma proposta mais significativa, com a utilização de um vídeo sensibilizador e material manipulável. A metodologia aplicada é inspirada na Engenharia Didática, metodologia criada na França, na década de 80. O objetivo central deste trabalho é repensar a prática usual no ensino da matemática através de um processo reflexivo e investigativo, onde o docente analisa sua própria prática costumeira no ensino dos conteúdos e, a partir daí, desenvolver um plano de aula que contribua com melhorias no ensino dos temas abordados. Para aplicação da prática, três coleções de livros didáticos foram analisadas para servir de suporte na apropriação correta de conceitos matemáticos envolvidos no trabalho. Por fim, espera-se que este trabalho possa servir de apoio a professores e estudantes, que buscam maneiras e métodos diferenciados de ensinar Matemática e, que possa servir também para aguçar o senso investigativo e reflexivo, tão importantes na construção do conhecimento. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper presents a different proposal for leaning issues as parallelepiped volume and density of materials. The integration of these two items is based on an attempt to highlight a pedagogical approach that is more meaningful, containing a motivational video and concrete material. Didactic Engineering, created in France, in the eighties, contains the theoretical methodology which inspired this research. The aim is to rethink the usual practice in the teaching of mathematics, leading through a process of reflection, in which the teacher analyses his customary practice, while teaching a content, so that, thereafter, he may be able to develop a lesson plan that improves the teaching of the mentioned content topics. Three textbook collections were analyzed in order to provide support for teaching the mathematical concepts. Finally, this survey may help teachers and students who seek for different methods and ways of teaching mathematics. And, it may stimulate investigation and reflection, which are so important in the knowledge construction process. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Volume | en |
dc.subject | Engenharia didática | pt_BR |
dc.subject | Matemática : Ensino : Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Parallelepiped | en |
dc.subject | Density | en |
dc.subject | Professor : Formação : Matemática | pt_BR |
dc.subject | Didactic engineering | en |
dc.title | Uma nova visão no ensino de volume de paralelepípedos e no cálculo da densidade de materiais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000783143 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License