Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Luciana Nevespt_BR
dc.contributor.authorGayeski, Rose Grochotpt_BR
dc.date.accessioned2011-09-03T06:01:30Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31611pt_BR
dc.description.abstractA sociedade de hoje passa por constantes transformações, e a escola não fica de fora, sofre consequências, em que a forma tradicional de ensinar não atrai a atenção, não desperta o interesse do aluno. Este trabalho visa investigar como ocorre o processo de ensinoaprendizagem da Estatística. Sabe-se da necessidade de inovar na forma de ensinar Estatística. Portanto desenvolveu-se uma prática de ensino em que se fez uso da Modelagem Matemática, da Interdisciplinaridade e dos recursos de mídias digitais. Para isso, fez-se um estudo teórico para fundamentar a investigação no que se refere à Educação Estatística, bem como delinear a concepção de Modelagem, interdisciplinaridade e uso de mídias digitais no ensino de Estatística. A escolha do tema Estatística se justifica pela sua importância na sociedade, pois hoje uma pessoa precisa saber ler, interpretar, analisar e posicionar-se de forma crítica diante dos inúmeros dados estatísticos que aparecem todos os dias estampados nos meios de comunicação. Além de ser um tema cobrado em concursos e exames como o Exame Nacional do Ensino Médio. Este trabalho tem como objetivo identificar quais são as contribuições do uso da interdisciplinaridade e da Modelagem Matemática no processo ensino-aprendizagem de conteúdos de Estatística no Ensino Médio. O método utilizado para verificar esses objetivos foi a coleta e análise de todos as atividades desenvolvidas em uma Engenharia Didática, bem como o registro por meio de fotos e relatos dos entrevistados. A aplicação da engenharia ocorreu com os alunos da terceira série do Ensino Médio da Escola de Ensino Médio Rainha D’Paz. Após a prática, constatou-se que o ensino de Estatística através da modelagem e da interdisciplinaridade traz inúmeras contribuições para o processo de ensinoaprendizagem, pois atrai a atenção, mostra a aplicação do conteúdo e facilita a aprendizagem. Também se constatou que o uso dos recursos de mídia digital facilita a aprendizagem, despertando o interesse pela atividade.pt_BR
dc.description.abstractToday's society is undergoing constant change, and the school does not stand out, suffer consequences, in the traditional way of teaching does not attract attention, arouses the interest of the student. This work aims to investigate how the process is occurring teaching and learning of Statistics. Therefore, knowing the need to innovate in the way of teaching Statistics, has developed a practice of teaching in which they made use of mathematical modeling, interdisciplinary resource and digital media. To this end, it was a theoretical study to support research in relation to Education Statistics, as well as outlining the design of Modeling Interdisciplinary and use of digital media in teaching Statistics. The choice of subject Statistics justified by its importance in society, because today a person needs to read, interpret, analyze and position yourself so critical with the numerous statistics that appear every day in patterned media. Besides being a charged issue in competitive examinations such as the National High School Examination. This work aims to identify what are the contributions of using interdisciplinary and Mathematical Modeling in the teaching-learning content for Statistics in high school. The method used to verify these objectives was the collection and analysis of all the activities in an Engineering Curriculum, and the record through photos and accounts of the interviewees. The application of engineering occurred with the third graders of the High School “Rainha D’Paz.” After practice, it was found that the teaching of statistics through modeling and interdisciplinarity brings numerous contributions to the teaching- learning, because it attracts attention, shows the application of content and facilitate learning. It also found that the use of digital media capabilities facilitates learning, arousing interest in the activity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstatística aplicada : Ensino : Escola : Pesquisapt_BR
dc.subjectStatisticsen
dc.subjectMathematical modelingen
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectInterdisciplinaryen
dc.subjectProfessor : Formação : Matemáticapt_BR
dc.subjectDigital mediaen
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectLearning processen
dc.subjectStudenten
dc.subjectTeacheren
dc.titleUma proposta interdisciplinar para o ensino de estatística com recursos de mídiaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000783253pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples