Uma proposta interdisciplinar para o ensino de estatística com recursos de mídias
dc.contributor.advisor | Nunes, Luciana Neves | pt_BR |
dc.contributor.author | Gayeski, Rose Grochot | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-09-03T06:01:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/31611 | pt_BR |
dc.description.abstract | A sociedade de hoje passa por constantes transformações, e a escola não fica de fora, sofre consequências, em que a forma tradicional de ensinar não atrai a atenção, não desperta o interesse do aluno. Este trabalho visa investigar como ocorre o processo de ensinoaprendizagem da Estatística. Sabe-se da necessidade de inovar na forma de ensinar Estatística. Portanto desenvolveu-se uma prática de ensino em que se fez uso da Modelagem Matemática, da Interdisciplinaridade e dos recursos de mídias digitais. Para isso, fez-se um estudo teórico para fundamentar a investigação no que se refere à Educação Estatística, bem como delinear a concepção de Modelagem, interdisciplinaridade e uso de mídias digitais no ensino de Estatística. A escolha do tema Estatística se justifica pela sua importância na sociedade, pois hoje uma pessoa precisa saber ler, interpretar, analisar e posicionar-se de forma crítica diante dos inúmeros dados estatísticos que aparecem todos os dias estampados nos meios de comunicação. Além de ser um tema cobrado em concursos e exames como o Exame Nacional do Ensino Médio. Este trabalho tem como objetivo identificar quais são as contribuições do uso da interdisciplinaridade e da Modelagem Matemática no processo ensino-aprendizagem de conteúdos de Estatística no Ensino Médio. O método utilizado para verificar esses objetivos foi a coleta e análise de todos as atividades desenvolvidas em uma Engenharia Didática, bem como o registro por meio de fotos e relatos dos entrevistados. A aplicação da engenharia ocorreu com os alunos da terceira série do Ensino Médio da Escola de Ensino Médio Rainha D’Paz. Após a prática, constatou-se que o ensino de Estatística através da modelagem e da interdisciplinaridade traz inúmeras contribuições para o processo de ensinoaprendizagem, pois atrai a atenção, mostra a aplicação do conteúdo e facilita a aprendizagem. Também se constatou que o uso dos recursos de mídia digital facilita a aprendizagem, despertando o interesse pela atividade. | pt_BR |
dc.description.abstract | Today's society is undergoing constant change, and the school does not stand out, suffer consequences, in the traditional way of teaching does not attract attention, arouses the interest of the student. This work aims to investigate how the process is occurring teaching and learning of Statistics. Therefore, knowing the need to innovate in the way of teaching Statistics, has developed a practice of teaching in which they made use of mathematical modeling, interdisciplinary resource and digital media. To this end, it was a theoretical study to support research in relation to Education Statistics, as well as outlining the design of Modeling Interdisciplinary and use of digital media in teaching Statistics. The choice of subject Statistics justified by its importance in society, because today a person needs to read, interpret, analyze and position yourself so critical with the numerous statistics that appear every day in patterned media. Besides being a charged issue in competitive examinations such as the National High School Examination. This work aims to identify what are the contributions of using interdisciplinary and Mathematical Modeling in the teaching-learning content for Statistics in high school. The method used to verify these objectives was the collection and analysis of all the activities in an Engineering Curriculum, and the record through photos and accounts of the interviewees. The application of engineering occurred with the third graders of the High School “Rainha D’Paz.” After practice, it was found that the teaching of statistics through modeling and interdisciplinarity brings numerous contributions to the teaching- learning, because it attracts attention, shows the application of content and facilitate learning. It also found that the use of digital media capabilities facilitates learning, arousing interest in the activity. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Estatística aplicada : Ensino : Escola : Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Statistics | en |
dc.subject | Mathematical modeling | en |
dc.subject | Matemática : Ensino : Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinary | en |
dc.subject | Professor : Formação : Matemática | pt_BR |
dc.subject | Digital media | en |
dc.subject | Mídias digitais | pt_BR |
dc.subject | Teaching | en |
dc.subject | Learning process | en |
dc.subject | Student | en |
dc.subject | Teacher | en |
dc.title | Uma proposta interdisciplinar para o ensino de estatística com recursos de mídias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000783253 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License