Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarrasco, Lucia Helena Marquespt_BR
dc.contributor.authorRenz, Janini da Luzpt_BR
dc.date.accessioned2011-09-02T06:02:09Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31604pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho traz a análise de uma prática pedagógica, relativa ao ensinoaprendizagem de frações, desenvolvida com alunos de sexta série. Tal análise contempla as dificuldades apresentadas por esses alunos, bem como algumas alternativas de abordagem do conteúdo em questão. Baseando-se na abordagem de Damico (2007), acerca da formação dos professores de matemática e, particularmente, do ensino de frações, foi possível prever, durante o planejamento da proposta de ensino, o que poderia ser modificado, nas práticas escolares, tendo em vista maior compreensão e aplicação desse conteúdo. Utilizando os princípios da metodologia Engenharia Didática, foram explorados, com os alunos, dois instrumentos tecnológicos: o vídeo, que possibilitou a visualização de uma matemática contextualizada, e o software Geogebra, através do qual os alunos construíram imagens que representavam operações de adição com frações. O material que os alunos produziram foi essencial para a análise dos resultados, possibilitando a validação ou não de pressupostos levantados antes da prática. Ao final, são apresentadas algumas articulações teóricas sobre a prática, dando margem às conclusões do trabalho.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectNumeros racionaispt_BR
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.subjectProfessor : Formação : Matemáticapt_BR
dc.titleAdição e subtração de frações : uma proposta de ensino com o auxílio das mídias digitaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000783730pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples