Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSteffenon, Rogerio Ricardopt_BR
dc.contributor.authorCeolin, Marcelept_BR
dc.date.accessioned2011-09-02T06:02:08Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31599pt_BR
dc.description.abstractNosso trabalho teve por objetivo investigar as estratégias de resolução de situaçõesproblema aditivos envolvendo Números Inteiros. Escolhemos este tema por perceber grandes dificuldades dos alunos durante nossa experiência e, também, por defendermos o grande potencial existente quando desenvolvemos o ensino e a aprendizagem baseados na resolução de problemas. Utilizamos como recursos pedagógicos um vídeo sensibilizador, pesquisa na internet e questionário com situações-problema. Nossa pesquisa foi realizada numa escola ciclada de Ensino Fundamental, localizada no município de Cachoeirinha – RS, numa turma de C10 (equivalente a 6ª série) com 25 alunos, durante um período de oito horas-aula. A pesquisa foi baseada na metodologia Engenharia Didática que trata basicamente da prática em sala de aula. Dividimos a prática em três momentos, sendo, um momento para introdução do conteúdo com o vídeo; pesquisa na internet de conceitos relacionados ao assunto e resolução de problema individual e em grupos. No decorrer do desenvolvimento das atividades percebemos a motivação e o interesse dos alunos, cada vez mais participativos e autoconfiantes. Como resultado do trabalho, obtivemos diversas estratégias de resolução dos problemas propostos, corretas ou erradas, que poderão ajudar professores de matemática a buscar novos meios para ensinar o conteúdo.pt_BR
dc.description.abstractOur study aimed to investigate the strategies for resolving problem situations involving whole numbers additive. We chose this theme since we have perceived great difficulties in our students' experiences and also to defend the great potential that exists when we develop teaching and learning based on solving problems. We used video as a teaching resource sensitizer, internet research, and questionnaire with problem situations. Our research was performed in a cycling school for elementary school, located in Cachoeirinha - RS, in C 10 group (equivalent to 6th grade) with 25 students during a period of eight hour classes. The research methodology was used in Engineering Curriculum that essentially deals with practice in the classroom. We divided the practice in three different moments, a moment for release of the video content, Internet search of concepts related to the subject and problem solving individually and in groups. During the development of the activities we saw the motivation and interest of students, increasingly participatory and selfconfident. As a result of the investigation, we obtained several strategies for solving the proposed problems, right or wrong, that may help Mathematics teachers to seek new ways to teach content.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIntegeren
dc.subjectNúmeros inteirospt_BR
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectSituations problem-additiveen
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectProfessor : Formação : Matemáticapt_BR
dc.titleUm estudo sobre números inteiros : investigando a resolução de situações-problemapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000783690pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples