Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorFantinelli, Ana Lúciapt_BR
dc.date.accessioned2011-09-02T06:02:07Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31596pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta reflexões sobre uma prática pedagógica para o ensino de matemática financeira, focalizando o conceito e as aplicações dos juros compostos. Teve como objetivo o desenvolvimento de uma seqüência didática que buscou amenizar as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem destes conteúdos, partindo do princípio de que a construção do conhecimento é determinada pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. Para proporcionar um contato diferenciado com o tema, utilizou como recursos didáticos um vídeo sensibilizador, planílhas eletrônicas, além de problemas matemáticos contextualizados, relacionados à realidade dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma multisseriada, composta por alunos dos três anos do Ensino Médio, que participaram do curso de Iniciação Profissional em Eletricidade do Projeto Pescar no município de Cachoeirinha. Como metodologia de pesquisa, fundamentou-se nos princípios da Engenharia Didática para a concepção, implementação e análise de viabilidade desta proposta. Este estudo apontou para alguns elementos que nos direcionam para a dicotomia apresentada entre o que se pretende e o que se faz com relação ao ensino dos conteúdos de Matemática Financeira. Entretanto, reforçou a importancia de sua inclusão no currículo do Ensino Médio.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents reflections on the pedagogical practice of teaching financial mathematics, focusing on the concepts and applications of compound interest. It aimed to develop a didactic sequence that sought to ease the difficulties encountered in the process of teaching and learning of these contents, assuming that knowledge construction is determined by mutual actions between the individual and the environment. To provide a different contact with the subject, it used as teaching resources video sensitizer, spreadsheets, and real mathematical problems contextualized to students' reality. The research was conducted in a multilevel class, composed of students from the three years of high school, who were attending the Beginner Professional Electrical Course, part of the Fishing Project in the city of Cachoeirinha. The research methodology used was based on the principles of Didactical Engineering for the design, implementation and analysis of the viability of this proposal. This study pointed out some elements that directs to the dichotomy presented between what is intended and what is done with respect to the teaching of the content of Financial Mathematics. However, it stressed the importance of its inclusion in the high school program.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
dc.subjectDidactical engineeringen
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessor : Formação : Matemáticapt_BR
dc.subjectTeaching of financial mathematicsen
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.titleEngenharia didática : articulando um referencial metodológico para o ensino de Matemática financeirapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000782512pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples