Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarrasco, Lucia Helena Marquespt_BR
dc.contributor.authorPereira, Claudia Andradespt_BR
dc.date.accessioned2011-09-02T06:02:04Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31585pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta a descrição e a análise de uma experiência pedagógica, com ênfase no estudo das frações, ressaltando a importância da utilização de novos recursos didáticos, na sala de aula, para motivação do aluno na aprendizagem da Matemática. O estudo justifica-se pela dificuldade apresentada pelos alunos em compreender esses números e resolver operações com os mesmos. O trabalho prático foi desenvolvido com alunos de uma quinta série, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow, da cidade de Pelotas-RS, através de uma sequência didática estruturada dentro dos princípios da metodologia Engenharia Didática. Durante o desenvolvimento desse trabalho foram apresentadas diferentes propostas de atividades para melhor compreensão dos conteúdos de frações, envolvendo comparação de fração e as suas equivalências, reconhecimento do número inteiro, números mistos e adição e subtração de frações. Para a introdução do conteúdo foram utilizadas duas ferramentas de trabalho como recurso didático: um áudio visual, da coleção TV escola, e o software “Enigma das Frações”. Os resultados desse trabalho, tanto na dimensão prática como teórica, evidenciaram que a utilização de novos métodos de ensino pode, de fato, promover a motivação dos alunos e criar as condições favoráveis para que os mesmos compreendam os conteúdos em estudo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectJogo : Educaçãopt_BR
dc.subjectProfessor : Formação : Matemáticapt_BR
dc.titleEstudando as fraçõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000782623pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples