Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Luciana Nevespt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Cátia Elisabete Hoisler dopt_BR
dc.date.accessioned2011-09-02T06:02:03Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31584pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tratou do ensino de Estatística abordando o tema Lixo e Reciclagem e esteve voltado para alunos da 7ª série do ensino fundamental. Seu objetivo foi sensibilizar os alunos em relação às questões ambientais, tornando-os cidadãos conscientes de seu papel na sociedade e na preservação do meio ambiente. O conteúdo de Estatística foi escolhido para abordar o tema devido à importância desse conteúdo nos dias atuais, pois a Estatística está presente no cotidiano da sociedade. Podemos dizer que atualmente a estatística faz parte da linguagem universal matemática e sua compreensão é requisito básico para a leitura de informações e análise de dados. Assim, buscou-se elaborar uma proposta de ensino que viesse ao encontro essas necessidades e oportunizasse aos alunos situações que desenvolvessem a capacidade de coletar, organizar, ler, interpretar e comparar dados, obtendo conclusões que colaborassem com sua formação como cidadãos críticos, tornando-os capazes de fazer diversas leituras de seu mundo, e dando-lhes oportunidades de compreender e transformar sua realidade. Para a elaboração do presente estudo inicialmente foi analisada a dissertação intitulada: “A Construção do Pensamento Estatístico: Organização, Representação e Interpretação de Dados por alunos da 5ª série do Ensino Fundamental”, da PUC–SP de autoria de Medici (2007), também foram consultados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino Fundamental (PCN-EF), além de vários pensadores. Em seguida, analisamos duas coleções de livros didáticos, o que nos permitiu identificar como a Estatística é abordada atualmente nos livros do ensino fundamental. Para investigar o conhecimento dos alunos referentes ao conteúdo foram aplicadas algumas atividades de análise e interpretação de gráficos abordando o tema Copa do Mundo de 201, que serviram para identificar as reais dificuldades dos alunos. Após foram realizadas várias atividades envolvendo análise, interpretação e construção de gráficos, onde a metodologia utilizada para a aplicação do conteúdo de Estatística proporcionou ao educando um conhecimento amplo sobre o assunto. O contato com diferentes tipos de variáveis, o trabalho em grupo, a troca de ideias e os diferentes modos como os integrantes de cada grupo encontraram para recolher, organizar e representar informações promoveu nos alunos um entendimento e compreensão da linguagem, conceitos e métodos estatísticos muito maior do que a simples memorização, o que permite dizer que o resultado foi satisfatório.pt_BR
dc.description.abstractThis study dealt with the teaching of statistics about the theme and Recycling, and was directed to students of 7th grade. Its objective was to sensitize students to environmental issues, making people aware of their role in society and the preservation of the environment. The content of Statistics was chosen to address the issue because of the importance of the content today because the statistics is present in everyday society. We can now say that the statistic is part of the universal language of mathematics and their understanding is a basic requirement for reading information and data analysis. Thus, we sought to develop a proposal for education to come to meet these needs and opportunities to the situations that students develop the ability to collect, organize, read, interpret and compare data, resulting conclusions, they collaborated with their training as critical citizens, making them able to take multiple readings of his world, and giving them opportunities to understand and transform their reality. For the preparation of this study was initially examined the thesis entitled "The Making of Statistical Thinking: Organization, Representation and Interpretation of Data for students from 5th grade on," which is a research in mathematics education Pelda PUC-SP porder developed authoring Medici (2007), were also consulted the National Curriculum for Basic Education (CPN-CS) in addition to various thinkers. We then analyzed two collections of textbooks, which allowed us to identify how the statistics is currently addressed in the books of elementary school. To investigate the students' knowledge concerning the contents were applied to some activities of analysis and interpretation of charts covering the theme of 2011 World Cup, which served to identify the real difficulties of the students. After several activities were carried out involving analysis, interpretation and construction of graphs, where the methodology for applying the content of statistics provided to the student a broad knowledge on the subject. The contact with different types of variables, group work, exchange ideas and different ways in which members of each group met to get data, organize and present information promoted in students an understanding and comprehension of language, concepts and methods very greater than simple memorization, lets say that the result was satisfactory.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectEstatística aplicada : Ensino : Escola : Pesquisapt_BR
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectProfessor : Formação : Matemáticapt_BR
dc.subjectStatisticsen
dc.subjectReciclagem : Lixopt_BR
dc.titleLixo e reciclagem : abordagens estatísticaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000782599pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples