Uma proposta didática para o estudo de polígonos
View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso de mídias digitais, mais especificamente o vídeo sensibilizador “Nas Malhas da Geometria” e o software “KTurtle”, como ferramentas para melhoria no processo de ensino-aprendizagem de polígonos. Para chegarmos a este objetivo, desenvolvemos uma Engenharia Didática, com o propósito de aplicarmos estes recursos de forma proveitosa, a qual foi posta em prática com uma turma de 5ª série do ensino fundamental, no ano de 2010. Foram utilizados trabalhos de ...
Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso de mídias digitais, mais especificamente o vídeo sensibilizador “Nas Malhas da Geometria” e o software “KTurtle”, como ferramentas para melhoria no processo de ensino-aprendizagem de polígonos. Para chegarmos a este objetivo, desenvolvemos uma Engenharia Didática, com o propósito de aplicarmos estes recursos de forma proveitosa, a qual foi posta em prática com uma turma de 5ª série do ensino fundamental, no ano de 2010. Foram utilizados trabalhos de dois autores como embasamento teórico para a reflexão, nos quais foram utilizados recursos didáticos semelhantes e que apresentaram resultados satisfatórios com essa abordagem. Além disso, analisamos três livros didáticos da 5ª série do ensino fundamental a fim de obter uma pequena amostragem de como este conteúdo é explorado usualmente pelos autores, detectando assim as possíveis deficiências de forma a supri-las com o uso dos recursos acima citados. Após a realização da prática pedagógica e posterior análise dos seus resultados, percebemos uma melhora substancial no ensino-aprendizagem o que pode sugerir que o uso de mídias digitais com este fim pode ser uma grande aliada no ensino da Matemática. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Collections
-
Exact and Earth Sciences (291)
This item is licensed under a Creative Commons License