Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVarriale, Maria Cristinapt_BR
dc.contributor.authorNaissinger, Marli Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2011-09-02T06:02:03Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31581pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem o objetivo de fazer uma abordagem contextualizada no ensino aprendizagem do conteúdo notação cientifica, voltado a alunos da 8ª série do Ensino Fundamental. Para introduzir o conteúdo notação científica aos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental foi usado um vídeo sensibilizador, denominado “A Imensidão do Micro e do Macro cosmo”, cujas informações justificam o uso de uma representação numérica simples e com poucos algarismos, quando nos referimos aos valores numéricos muito grandes ou muito pequenos para representar situações envolvendo grandezas científicas. A sequência didática proposta, a qual incluía o uso de mídias digitais, foi aplicada a um grupo de oito alunos do Centro Municipal de Ensino Érico Veríssimo – Unidade de Ensino Fundamental, na cidade de Sapiranga. Da prática realizada, que se desenvolveu ao longo de 8 horas-aula, divididas em 4 momentos, foi possível observar que o uso de tecnologias e mídias digitais mantiveram o interesse dos alunos e o dinamismo nas aulas. Os alunos fizeram uso dos recursos com habilidade e disposição em buscar aprimorar o conhecimento. Concluímos que o objetivo proposto, sobre o ensino aprendizagem do conteúdo notação científica no Ensino Fundamental, atingiu um resultado satisfatório.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to make a contextual approach in teaching and learning of scientific content rating, aimed at students from 8th grade on. To enter the contents scientific notation to students in the 8th grade of elementary school used a video sensitizer, called "The Vastness of Micro and Macro Cosmos", with information justifying the use of a numerical representation simple, with few digits when referring the numerical values too large or too small to represent situations involving scientific greatness. The didactic sequence proposal, which included the use of digital media, was applied to a group of eight students from the Municipal Center for Teaching Erico Verissimo - Drive Elementary School in the town of Sapiranga. Practice held, which developed over 8 hours of lessons divided into 4 times, it was observed that the use of digital media technologies and maintained students' interest and dynamism in the classroom. The students made use of resources with the ability and willingness to seek development of the knowledge. We conclude that the proposed objective, learning about teaching scientific notation of content in elementary school, reached a satisfactory result.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectnotação científicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessor : Formação : Matemáticapt_BR
dc.titleNotação científica : uma abordagem contextualizadapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000783852pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples