Uma nova abordagem para o ensino da geometria : do tridimensional para o plano
dc.contributor.advisor | Storsmowski, Vandoir | pt_BR |
dc.contributor.author | Ranzan, Adriane Lorenzet | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-09-02T06:02:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/31578 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como tema o estudo da geometria no Ensino Fundamental apresentando uma nova proposta no processo de ensino-aprendizagem da mesma. Neste trabalho mostraremos a importância do ensino da geometria. O mesmo tem como base o desenvolvimento de atividades no estudo da geometria partindo do tridimensional e não pelo ponto, reta e plano como é o habitual no currículo escolar. Para isso, foi desenvolvida uma experiência didática com alunos da 5ª série da Escola Estadual Nossa Senhora do Bom Conselho. No desenvolvimento da experiência didática, o modelo de Van Hiele é usado para acompanhar os níveis de aprendizagem da criança sendo bússola do professor para o avanço da sequência didática. Mostramos também a importância das mídias digitais e didáticas no processo ensino-aprendizagem. Esta pesquisa pretende apresentar algumas contribuições acerca do ensino da geometria espacial e plana colocando em prática o conhecimento construído ao longo do curso de pós-graduação e a experiência docente. Cabe salientar que, o trabalho aponta uma nova proposta para o ensino da geometria partindo do tridimensional e durante a sequência didática percebemos que há o alcance da geometria plana, contudo não há o aprofundamento do tema. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Matemática : Ensino : Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Professor : Formação : Matemática | pt_BR |
dc.subject | Matemática : Ensino : Geometria | pt_BR |
dc.title | Uma nova abordagem para o ensino da geometria : do tridimensional para o plano | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000782481 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License