O ensino de estatística voltado ao tema transversal-política
dc.contributor.advisor | Nunes, Luciana Neves | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Josiane Pereira da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-09-02T06:01:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/31574 | pt_BR |
dc.description.abstract | O mundo contemporâneo exige que os indivíduos estejam capacitados a estudar e a entender os fenômenos presentes em seu cotidiano. Diante dessa realidade, é imprescindível que os indivíduos que atuam no meio corporativo, ou aqueles que nas cadeiras das escolas e universidades busquem preparar-se para tal, compreendam a importância da Estatística, que hoje se faz presente em quase todas as áreas do conhecimento. Assim é possível se perceber o quanto este conteúdo ganhou espaço e reconhecimento em praticamente todas as áreas do conhecimento. Sendo assim, torna-se necessário que a escola trabalhe com este conteúdo, proporcionando ao aluno atingir competências que lhe permita interagir com os problemas da sociedade. Porém muitas vezes isso não acontece em nossas escolas, que trabalha o conteúdo de maneira abstrata e conteudista, fazendo o estudo uma mera cópia dos livros didáticos, tornando a Estatística desvinculada do cotidiano do aluno. O objetivo deste trabalho foi trabalhar o conteúdo de Estatística de uma forma diferente, envolvendo recursos tecnológicos, como internet, programa Excel, vídeos do youtube, e uma eleição presidencial feita na escola. Acredito que o conteúdo de Estatística foi trabalhado de uma forma prazerosa e significativa, primeiro por estar trabalhando um assunto que se faz presente em nosso dia a dia, a política, segundo por oferecer recursos diferentes dos que os alunos estão acostumados a trabalhar. O trabalho ofereceu aos alunos uma forma de relacionar o aprendizado com o cotidiano dos educandos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The contemporary world requires that individuals are able to study and understand the phenomena present in their daily lives. Given this reality, it is imperative that individuals who work in the corporate environment or those who chairs the schools and universities seek to prepare for this, understand the importance of Statistics, which today is present in almost all areas of knowledge. Thus it is possible to see how this content has gained space and recognition in virtually all areas of knowledge. Therefore, it is necessary that the school works with this content, providing students the skills that will enable it to interact with problems of society. But this often doesn't happen in our schools, who works in the abstract content and just focused in content, making the study a mere copy of textbooks, becoming the Statistics detached from students' daily. The aim was to work the statistical content in a different way, involving technological resources, such as Internet, Excel, YouTube videos, and a presidential election made in school. I believe that the contents of Statistics has been working in a pleasant and meaningful way, first to be working a subject that is present in our daily life and politics, second by offering different features to the students who they are used to working. This work offered the students a way to relate learning with their daily lives. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Statistics | en |
dc.subject | Estatística | pt_BR |
dc.subject | Matemática : Ensino : Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Meaningful learning | en |
dc.subject | Daily | en |
dc.subject | Professor : Formação : Matemática | pt_BR |
dc.title | O ensino de estatística voltado ao tema transversal-política | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000783452 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License