Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorNunes, Luciana Nevespt_BR
dc.contributor.authorPaim, Luciane Conceiçãopt_BR
dc.date.accessioned2011-09-02T06:01:59Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31573pt_BR
dc.description.abstractO trabalho apresenta algumas atividades em que exploro o conceito de Números Racionais, em especial as Frações. Foi desenvolvido em uma escola municipal do município de Novo Hamburgo em uma turma de quinta série. Inicialmente, utilizei um vídeo para sensibilizar a turma e explorar o que eles tinham de conhecimento sobre o assunto. O conteúdo foi formalizado através de outras duas atividades propostas em que utilizo como recurso didático o data–show para orientar o uso com as tampas de garrafas ao conceito de Frações. Na sequência, construímos gráficos com as atividades realizadas do seu dia–a–dia nas últimas 24 horas. A conclusão desse trabalho foi muito satisfatória, visto a reação dos alunos frente às atividades propostas, no qual fugiu totalmente do tradicional quadro de giz e livro didático.pt_BR
dc.description.abstractThe paper presents some activities that explore the concept of Rational Numbers in particular fractions. It was developed in a public school in the city of Novo Hamburgo in a class of fifth grade. Initially, I used a video to educate their friends and explore what they had knowledge about the subject. The content has been formalized by two other proposed activities in which I use as a teaching resource to date - show guide for use with bottle caps to the concept of fractions. Subsequently, we build graphs with the activities of your day - to - day in the last 24 hours. The conclusion of this work was very satisfactory since the reaction of students in relation to the proposed activities, which totally escaped the traditional blackboards and textbooks.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRational numbersen
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectFractions in particularen
dc.subjectProfessor : Formação : Matemáticapt_BR
dc.subjectVideos with fractionsen
dc.subjectNumeros racionaispt_BR
dc.titleNúmeros racionais em especial fraçõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000783448pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem