Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Luciana Nevespt_BR
dc.contributor.authorMenegat, Maristela Ferraript_BR
dc.date.accessioned2011-09-02T06:01:58Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31572pt_BR
dc.description.abstractEsta prática pedagógica teve por objetivo buscar novas abordagens para o ensino de razão e proporcionalidade propondo uma mudança nas práticas usuais, a fim de contribuir para melhorar o cenário encontrado em muitas escolas. Logo, refletir sobre o uso dos recursos tecnológicos, mais especificamente o vídeo, usado como objeto para sensibilizar, motivar e desafiar os alunos na busca da construção e reconstrução do conhecimento significativo com o uso articulado de tecnologias foi determinante no processo. Procurou-se fazer uma reflexão sobre a Matemática na sala de aula e sua utilização no dia a dia de qualquer trabalhador, com ou sem educação formal. Nesse contexto sugere-se que a Matemática se aproxime da realidade do aluno para que ele possa interagir e construir seus próprios conceitos matemáticos. Os resultados obtidos levaram a concluir que o uso do vídeo contribuiu para motivar e dar um novo significado ao estudo de razão e proporcionalidade.pt_BR
dc.description.abstractThe first aspect a teacher should take into consideration when deciding teach young learners is the difference between learning and acquisition. According to the statement above, the teaching process of new approach to teach reason and proportionality is to change some methodology to improve the learning in several schools. The reflection about new technologies like vídeos can help students to learn without so many dificculties. The motivation is important to bring students to the learning process. Mathematics was analyzed as well as its use in dairy activities in any different situations from literate people to just simple employees. The suggestion is to come over Mathematics to the students reality, so they can act and build up their own math concepts. The results show that it follows that new technology like video contributes and give a new meaning to the reason and proportionality study.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReasonen
dc.subjectRazãopt_BR
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectProportionalityen
dc.subjectConceptsen
dc.subjectProfessor : Formação : Matemáticapt_BR
dc.subjectProporcionalidadept_BR
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectRealityen
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectResourcesen
dc.titleUma nova forma de ensinar razão e proporcionalidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000783440pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples