Mostrar el registro sencillo del ítem
Uma nova forma de ensinar razão e proporcionalidade
dc.contributor.advisor | Nunes, Luciana Neves | pt_BR |
dc.contributor.author | Menegat, Maristela Ferrari | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-09-02T06:01:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/31572 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta prática pedagógica teve por objetivo buscar novas abordagens para o ensino de razão e proporcionalidade propondo uma mudança nas práticas usuais, a fim de contribuir para melhorar o cenário encontrado em muitas escolas. Logo, refletir sobre o uso dos recursos tecnológicos, mais especificamente o vídeo, usado como objeto para sensibilizar, motivar e desafiar os alunos na busca da construção e reconstrução do conhecimento significativo com o uso articulado de tecnologias foi determinante no processo. Procurou-se fazer uma reflexão sobre a Matemática na sala de aula e sua utilização no dia a dia de qualquer trabalhador, com ou sem educação formal. Nesse contexto sugere-se que a Matemática se aproxime da realidade do aluno para que ele possa interagir e construir seus próprios conceitos matemáticos. Os resultados obtidos levaram a concluir que o uso do vídeo contribuiu para motivar e dar um novo significado ao estudo de razão e proporcionalidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | The first aspect a teacher should take into consideration when deciding teach young learners is the difference between learning and acquisition. According to the statement above, the teaching process of new approach to teach reason and proportionality is to change some methodology to improve the learning in several schools. The reflection about new technologies like vídeos can help students to learn without so many dificculties. The motivation is important to bring students to the learning process. Mathematics was analyzed as well as its use in dairy activities in any different situations from literate people to just simple employees. The suggestion is to come over Mathematics to the students reality, so they can act and build up their own math concepts. The results show that it follows that new technology like video contributes and give a new meaning to the reason and proportionality study. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Reason | en |
dc.subject | Razão | pt_BR |
dc.subject | Matemática : Ensino : Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Proportionality | en |
dc.subject | Concepts | en |
dc.subject | Professor : Formação : Matemática | pt_BR |
dc.subject | Proporcionalidade | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | en |
dc.subject | Reality | en |
dc.subject | Technology | en |
dc.subject | Resources | en |
dc.title | Uma nova forma de ensinar razão e proporcionalidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000783440 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License