Uma abordagem diferenciada dos números racionais na forma fracionária
dc.contributor.advisor | Burigo, Elisabete Zardo | pt_BR |
dc.contributor.author | Prochnow, Karine Zangalli Schiling | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-09-02T06:01:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/31567 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo detectar e descrever dificuldades no processo de ensino-aprendizagem do conjunto dos números racionais na forma fracionária. O trabalho é baseado em uma prática pedagógica realizada com um grupo de vinte e oito alunos da sexta série do ensino fundamental de uma escola municipal de Sapiranga. Para a realização da prática foi realizada uma sondagem com um grupo de dez alunos que responderam sete questões relacionadas ao estudo dos números racionais na forma fracionária. As respostas dessa sondagem deram origem às hipóteses e pressupostos que embasaram toda a prática de ensino. Durante a elaboração e realização da prática docente, foram realizadas atividades diversificadas das usuais, buscando uma abordagem diferenciada desse conjunto numérico. Além da diversificação, a contextualização e reflexão foram fatores determinantes para o êxito alcançado ao fim da prática. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this study was to detect and describe the difficulties in teaching and learning of all rational numbers in fractional form. The work is based on a teaching practice with a group of twenty-eight sixth graders of elementary schools in a school hall from Sapiranga. For the implementation of practical a research was conducted with a group of ten students. They answered seven questions related to the study of rational numbers in fractional form. The answers of this research led to the hypothesis and the assumption that made the basis of all teaching. During the drafting and implementation of teaching practices, activities were diversified to the usual, trying a different approach of rational numbers in fractional form. Beyond diversification, contextualization and reflection as contributing factors to the success achieved at the end of practice. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Rational numbers | en |
dc.subject | Numeros racionais | pt_BR |
dc.subject | Matemática : Ensino : Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Fractions | en |
dc.subject | Professor : Formação : Matemática | pt_BR |
dc.subject | Practice teaching | en |
dc.subject | Learning difficult | en |
dc.subject | Frações | pt_BR |
dc.subject | Mathematics teaching | en |
dc.title | Uma abordagem diferenciada dos números racionais na forma fracionária | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000783249 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License