Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Nilton Mulletpt_BR
dc.date.accessioned2011-09-02T06:01:53Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn0104-236Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31560pt_BR
dc.description.abstractO artigo discute a utilização de fontes históricas na sala de aula da Escola Básica. Trata dos efeitos e, ao mesmo tempo, da incorporação, por parte da sala de aula, de um dos fenômenos mais importantes da historiografia contemporânea, a chamada “revolução documental”. A preocupação dos autores é discutir como a história ensinada pode inserir-se no movimento de “crítica ao documento”; pensar e propor alternativas pedagógicas que incluam a possibilidade de usar, no cotidiano da sala de aula de história, as mesmas fontes com as quais os pesquisadores criam relatos sobre o passado, procurando dar um estatuto teórico à discussão do uso de fontes para ensinar história a estuda0ntes do ensino fundamental e médio. Partimos da suposição de que o uso de fontes no ensino de história pode ser uma estratégia adequada e produtiva para ensinar história a indivíduos que não têm como objetivo se tornar historiadores, mas para os quais o conhecimento da história pode fazer muita diferença na compreensão do mundo em que vivem.pt_BR
dc.description.abstractThe authors discuss in this paper the use of historical sources in the classroom. This article mainly deals with the purposes and at the same time, the incorporation into the classroom of one of the most important phenomena of contemporary historiography, the so-called “documentary revolution.” Thus the concern of the authors is to discuss how history taught in the classroom may become part of the movement of “criticizing the document”, and to think of and offer educational alternatives that include the ability to use, in daily history classes, the same sources with which the researchers make up reports of the past. We start from the assumption that the use of sources in the teaching of history may be an appropriate and productive strategy to teach history to individuals who do not wish to become historians, but for whom the knowledge of history can make a difference in understanding the world in which they live.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAnos 90 : revista do Programa de Pós-Graduação em História. Porto Alegre. Vol. 15, n. 28 (dez. 2008), p. 113-118pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistoryen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectTeaching of historyen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectHistorical sourcesen
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectHistorical documentsen
dc.titleO que pode o ensino de história? sobre o uso de fontes na sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeWhat can the teaching of history do? On the use of sources in the classroom en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000697736pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples