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dc.contributor.advisorMarczak, Rogerio Josept_BR
dc.contributor.authorMunari, Luiz Albertopt_BR
dc.date.accessioned2011-08-30T06:01:14Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31421pt_BR
dc.description.abstractHoje no país não existe uma normalização para interpretação e geração de funções densidade de potência (PSD) para pavimentos rodoviários. Existem normas do DNIT que estabelecem subjetivamente valores das condições das estradas no que diz respeito ao critério de avaliação dos pavimentos, como especificados na norma DNIT-005/2003-TER. Esta norma define os defeitos, mas deixa a desejar quanto às medidas físicas do defeito (não define quantitativamente buracos, panelas, desgaste, etc.). As curvas PSD são largamente empregadas para representação quantitativa de estradas, já que constitui uma medida da rugosidade do pavimento, medidos diretamente de perfilômetros. Este trabalho apresenta uma metodologia para geração das curvas PSD utilizando um algoritmo simplificado de contagem de ciclos. Também se desenvolveu uma série de parâmetros para caracterização numérica dos defeitos descritos na norma DNIT-005/2003-TER, permitindo assim sua identificação diretamente a partir de leituras experimentais. As curvas PSD foram obtidas para três tipos de pavimento, superpostas aos padrões ISO e comparadas através de seus Índices de Gravidade Global - IGG. A metodologia se mostrou versátil e genérica, podendo se empregada para automatizar a caracterização de vias. Também fica patente, a partir dos resultados obtidos, que os pavimentos rodoviários brasileiros de melhor qualidade não equivalem aos correspondentes ISO.pt_BR
dc.description.abstractCurrently there is no standardization regarding generation and interpretation of power spectrum density functions of Brazilian roads. There are DNIT standards which establish subjective procedures for evaluation of the conditions of a given Road sample, as stated in DNIT-005/2003-TER. These normalizations define the road defects, but do not give quantitative parameters to actually measure them. PSD curves are largely used to quantitatively represent roads, since it measures the roughness of the pavements as directly read from profilometers. The present work presents a methodology to generate the PSD curves using a simplified cycle counting algorithm. In addition, several roads defects defined in DNIT-005/2003-TER standard were formalized through equations, allowing their identification in actual experimental road samples. PSDs were obtained for three types of roads, superposed to ISO Standards, and compared by their IGG indexes. The methodology showed to be efficient and generic enough to be used to mechanize road surfaces characterization tasks. As a final note, the results showed that the best Brazilian roads are not able to reproduce their ISO counterparts.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPSD curvesen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectBrazilian roadsen
dc.subjectTraffic simulationen
dc.subjectDNITen
dc.subjectISOen
dc.titleCurvas PSD de estradas brasileiras : método de geração e comparação com padrões ISO e DNITpt_BR
dc.title.alternativePSD curves for brazilian roads : generation method and comparison with iso and dnit methodsen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000780781pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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