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dc.contributor.advisorTen Caten, Carla Schwengberpt_BR
dc.contributor.authorHommerding, João Danielpt_BR
dc.date.accessioned2011-08-27T06:07:11Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31408pt_BR
dc.description.abstractFaz-se necessária, no ambiente industrial atual, a participação ativa dos colaboradores, proporcionando melhorias de processo / produto e correção de problemas. A utilização de metodologias de projetos em grupo para resolução de problemas, tais como os Círculos de Controle de Qualidade (CCQs), criados há mais de 40 anos, resulta na motivação dos colaboradores, por meio da melhoria do ambiente de trabalho e, consequentemente, de processos e de custo. Um dos objetivos deste estudo é verificar resultados que justifiquem, ou não, a continuidade da utilização do CCQ em uma empresa multinacional com unidade fabril no Brasil. Outro objetivo é comparar a metodologia CCQ com a metodologia Seis Sigma por meio da aplicação de um projeto piloto Seis Sigma nesta mesma empresa. Os resultados sugerem a continuidade do uso da metodologia CCQ na empresa analisada para resolução de problemas de baixa e média complexidades, com adoção de pequenas adequações fornecidas pela análise da metodologia Seis Sigma, além da adoção da metodologia Seis Sigma para condução de projetos de resolução de problemas complexos.pt_BR
dc.description.abstractIt is necessary in the current industrial environment, the active participation of employees, providing improvements in product / process and problem correction. The use of methodologies of group projects to solve problems, such as QCC (Quality Control Circle), established over 40 years, results in employee motivation by improving the work environment and, consequently, processes and costs. One purpose of this study is to verify results that would justify, or not, the continuing of the use of the QCC in a multinational company with manufacturing unit in Brazil. Another purpose is to compare the QCC methodology with the Six Sigma methodology by implementing a Six Sigma pilot project in the same company. The results suggest the continuing use of the QCC methodology in the analyzed company to solve problems of low and intermediate complexity, with the adoption of small adjustments provided by the analysis of Six Sigma beyond the adoption of Six Sigma methodology to conduct projects to solve complex problems.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectControle de qualidadept_BR
dc.subjectQuality control circle (QCC)en
dc.subjectSix sigmaen
dc.subjectSeis Sigmapt_BR
dc.subjectFailures reductionen
dc.titleAplicação e comparação de metodologias de projetos em grupos para resolução de problemaspt_BR
dc.title.alternativeApplication and comparison of troubleshooting groups methodologies en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000781516pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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