Show simple item record

dc.contributor.advisorCeratti, Jorge Augusto Pereirapt_BR
dc.contributor.authorCordovil, Ricardo Mirandapt_BR
dc.date.accessioned2011-08-27T06:07:00Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31392pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação trata do desenvolvimento de um protótipo de Sistema de Gerência de Pavimentos para a rede de aeroportos militares administrados pelo Comando da Aeronáutica (COMAER) e apresenta uma metodologia para a execução da Gerência de Pavimentos no âmbito do COMAER, a fim de subsidiar a elaboração do Plano Plurianual de Obras da Aeronáutica. Para tanto, foram levantadas as informações disponíveis, bem como o inventário de pavimentos das bases aéreas subordinadas ao Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), o histórico de condição e de intervenção dos pavimentos dos últimos 5 anos, dados de projeto, custos e tráfego aéreo e, a partir desses elementos e de indicações do desempenho dos pavimentos estudados, foi elaborada uma proposta plurianual de investimentos em termos de obras de conservação, a fim de prolongar a vida útil dos mesmos, permitindo um aproveitamento mais racional dos recursos existentes. Além disso, para integrar as informações fragmentadas entre os diversos elos do Sistema de Engenharia espalhados pelo Brasil, foi desenvolvido um Sistema de banco de dados para possibilitar a consulta e cadastramento das avaliações através da INTRAER, a rede interna do Comando da Aeronáutica.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation concerns in the development of a prototype of a preliminary Pavement Management System for the network of military airports managed by the Brazilian Air Force (COMAER) and aims to provide a methodology for the implementation of the pavement management within the Brazilian Air Force, in order to support the development of the multi-year plan of works. To do it so, the existing information system and the inventory of airfields pavements subject to the Fifth Regional Air Command (COMAR V) was raised, the history of the condition and intervention of decks in the past five years, project data, costs, air traffic and from these elements and performance measures of the pavements studied was an elaborate multi-year investment proposal in terms of conservation works in order to extend the pavement life wich aim at a more rational utilization of resources. In addition, to integrate the fragmented information between the various links of Engineering System throughout Brazil, it was developed a database system to enable to consult and register evaluations through the INTRAER, the internal network of the Brazilian Air Force.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.subjectPavingen
dc.subjectAirportsen
dc.subjectAeroportospt_BR
dc.subjectPavement managementen
dc.subjectGestãopt_BR
dc.titleUm Programa de Gerência de Pavimentos para o Comando da Aeronáutica - Estudo de caso : bases aéreas da região sulpt_BR
dc.title.alternativeA pavement management program for the brazilian air force - case study: air bases of the south region en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000780337pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record