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dc.contributor.authorGomes, William Barbosapt_BR
dc.contributor.authorHutz, Claudio Simonpt_BR
dc.date.accessioned2011-08-04T06:01:00Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn0102-7972pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/30513pt_BR
dc.description.abstractInstituições de Ensino Superior foram concebidas no Brasil no século XIX como centros de formação profissional, oferecendo cursos de graduação com pouca atenção à pesquisa. A formação em pesquisa começa a se desenvolver com a fundação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES) em 1951 e, especialmente, após sua reestruturação em 1964. Os programas de pós-graduação em psicologia implantados entre 1965 e 1980 enfrentaram dificuldades de inserção em suas instituições e de assumir um perfil coerente com a formação de pesquisadores e de docentes para o ensino superior. Mesmo assim contribuíram para na formação de doutores e para o desenvolvimento da pesquisa no Brasil. As características atuais foram se delineando na década de 1980, sendo incorporadas pelos novos programas, dentre eles, o Programa de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Este artigo reúne anotações sobre as condições fundadoras e os fundamentos que estão associadas à trajetória bem sucedida do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS, descrevendo a história de sua implantação, seus fundamentos, seus princípios básicos e sua forma de funcionamento.pt_BR
dc.description.abstractBrazilian Institutions of Higher Education were conceived in Brazil in the 19th century as centers of professional training which offered undergraduate programs giving little attention to research. A systematic research training started in 1951 with the creation of CAPES, an agency of the Ministry of Education for the Improvement of Higher Education Personnel, and it improved when the agency was restructured in 1964. The Graduate Programs in Psychology implemented between 1965 and 1980 faced insertion difficulties in their institutions and had problems to present a profile which was consistent with the training of researchers and higher education faculty. Nevertheless, they made important contributions to doctorate training and research in Brazil. The current characteristics, designed in the 1980s, were incorporated by the new programs, among them, the Graduate Program in Psychology from the Federal University of Rio Grande Sul (UFRGS). This paper presents some considerations about the founding conditions and the fundamentals that are associated with the successful trajectory of the Graduate Program in Psychology from UFRGS and it describes the history of its foundation, its main principles and the way it is organized.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 23, supl.1 (2010), p. 47-57.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory of psychologyen
dc.subjectPós-Graduaçãopt_BR
dc.subjectHistory of graduate studies in Brazilen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Históriapt_BR
dc.subjectGraduate program in psychology – UFRGSen
dc.subjectHistória da psicologia : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.titleAnotações históricas e conceituais sobre o programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeHistorical and conceptual notes about the graduate program in psychology from the Federal University of Rio Grande do Sul en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000760011pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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