A remuneração estratégica : estudo de caso da empresa Micropoint Informática Ltda.

View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Muito se fala sobre a globalização com seus pontos positivos e negativos. Contudo, entre os vários prós e contras do mundo globalizado, encontram-se as mudanças no universo corporativo. A busca por fatias importantes do mercado demonstra que as relações entre empregadores e empregados estão cada vez mais afinadas ao mesmo objetivo, o crescimento. Nesse contexto, a remuneração estratégica vem se destacando como um diferencial na conquista de resultados tanto para as empresas quanto para os colab ...
Muito se fala sobre a globalização com seus pontos positivos e negativos. Contudo, entre os vários prós e contras do mundo globalizado, encontram-se as mudanças no universo corporativo. A busca por fatias importantes do mercado demonstra que as relações entre empregadores e empregados estão cada vez mais afinadas ao mesmo objetivo, o crescimento. Nesse contexto, a remuneração estratégica vem se destacando como um diferencial na conquista de resultados tanto para as empresas quanto para os colaboradores. Se por um lado ela é um facilitador dos empresários para manter ou conquistar talentos, por outro ela pode ser a motivação do empregado em melhorar seu desempenho e conquistar seus objetivos pessoais como melhores salários, cargos, carreira e, consequentemente, uma vida melhor. Resta saber se a remuneração estratégica pode servir como elemento de motivação para essas conquistas. Se ela eleva o grau de comprometimento e desempenho dos colaboradores, bem como se desperta o interesse dos empreendedores em mudar sua visão empresarial. Essa pesquisa buscou possibilitar o entendimento e a relação entre remuneração estratégica e motivação, através de um estudo de caso, com a equipe de vendas da empresa Micropoint Informática Ltda. Procurou-se investigar e analisar a efetividade da remuneração estratégica como fonte de motivação dos funcionários, além de verificar a motivação dos mesmos frente à utilização da remuneração estratégica e compará-la com a remuneração tradicional. Os dados foram coletados através de entrevistas realizadas com a equipe de vendas da empresa e, entre as análises, foram percebidos conceitos de autores como Wood Jr., Pereira Filho, Picarelli Filho, Pontes, Bergamini, Maslow e outros. Entre os resultados encontrados destacam-se as vantagens percebidas, pelos colaboradores, com a utilização da remuneração estratégica, como a inserção de metas, que lhes objetiva um foco, associada ao recebimento de recompensas, o trabalho em equipe, o clima organizacional e o relacionamento dos funcionários entre si e com seus superiores. Também foram percebidos elementos desmotivadores, que acompanham a modalidade de remuneração utilizada na empresa. Entre eles estão, a divisão igualitária dos lucros, entre os funcionários efetivos e os temporários, em virtude da contribuição para o atingimento das metas e, também, referente a essa forma de divisão, quando ocorrem produções individuais muito diferentes. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
