A comunicação através da arte na província jesuítica do Paraguai
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Data
2007Autor
Tipo
Resumo
Oartigo apresenta o resultado de um estudo sobre a arte produzida na Província Jesuítica do Paraguai, abordando, em um breve histórico, a instalação das missões em território brasileiro e seu processo de ruinação, com a conseqüente dispersão e descontextualização das esculturas existentes nas missões brasileiras. Em um segundo momento, enfoca a trajetória de três igrejas: São Miguel, São João e Santo Ângelo, uma vez que as igrejas eram o “palco” onde se desenrolavam os rituais de ressimbolizaçã ...
Oartigo apresenta o resultado de um estudo sobre a arte produzida na Província Jesuítica do Paraguai, abordando, em um breve histórico, a instalação das missões em território brasileiro e seu processo de ruinação, com a conseqüente dispersão e descontextualização das esculturas existentes nas missões brasileiras. Em um segundo momento, enfoca a trajetória de três igrejas: São Miguel, São João e Santo Ângelo, uma vez que as igrejas eram o “palco” onde se desenrolavam os rituais de ressimbolização, nos quais as esculturas desempenhavam importante papel para a cristianização dos Guarani. Finalmente, o artigo mostra as opções teóricas de classificação da arte das missões, enfocando apenas as esculturas resgatadas e que pertencem atualmente ao museu da Missão de São Miguel. ...
Abstract
The present article shows the results of one study about the produced-art at Província Jesuítica of Paraguay, approaching in a very brief historic, the stablishment of the missions in brazilian territory and its ruinization´s process, with the following dispersion and disconected context of the scultures existents in the brasilian missions. In a second moment, emphasizes the trajectory of the three Churchs: São Miguel, São João e Santo Ângelo, once those Churchs were the “stage” where the re-si ...
The present article shows the results of one study about the produced-art at Província Jesuítica of Paraguay, approaching in a very brief historic, the stablishment of the missions in brazilian territory and its ruinization´s process, with the following dispersion and disconected context of the scultures existents in the brasilian missions. In a second moment, emphasizes the trajectory of the three Churchs: São Miguel, São João e Santo Ângelo, once those Churchs were the “stage” where the re-simbolic rituals took its unroll and in which the scultures performed an important role in the Guarani´s christianization. Finaly the article shows the theoric options of the misson art classification, focused only on the rescued scultures which belongs, at the present day, by the São Miguel da Missão´s Museum. ...
Contido em
Habitus : revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia da Universidade Católica de Goiás. Goiânia. Vol. 5, n. 1 (jan./jun. 2007), p. 07-11
Origem
Nacional
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