Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAmodeo, Maria Celina Bastospt_BR
dc.contributor.authorFeldens, Maria das Graças Furtadopt_BR
dc.date.accessioned2025-12-03T08:00:28Zpt_BR
dc.date.issued1983pt_BR
dc.identifier.issn0009-6725pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/299538pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo analisar a opinião de 392 alunos universitários aleatoriamente selecionados dos cursos de enfermagem, odontologia e medicina, da UFRGS, quanto às características do professor eficaz. O instrumento utilizado para a coleta de dados - Escala de Opinião sobre Professor Universitário Eficaz constante de 72 itens, foi elaborado especialmente para esta investigação com base em levantamento prévio junto a alunos informantes. Os dados foram analisados por meio de análise descritiva e, posteriormente, submetidos a análise fatorial que identificou 6 fatores componentes da eficácia do professor universitário: 1 - Participação do dezo, II Organização/Manejo de classe, III Clareza, IV Aceitação do aluno, V - Pontualidade e VI - Sistematização. Foi também utilizada a análise de variância cujos resultados mostraram haver diferença significativa entre a opinião de alunos, considerando os três cursos enfermagem, odontologia e medicina - no fator II - Organização/Manejo de Classe, fator IV - Aceitação do aluno e fator VI - Sistematização, tendo em vista as variáveis em estudo.pt_BR
dc.description.abstractUniversity teachers: What are the students' opinion? This research analysis the opinion of 392 randomly selected students of nursing, dentistry and medicine, at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRS), concerning the characteristics of an effective teacher. The instrument used to collect data was the "Effective University Professor Oppinion Scale", with 72 itens, which was specially developed for this investigation based upon a previous study with raw information from stu- dents of the above mentioned courses. Data treatment include descriptive statistics and factorial analysis which indicated six factors in theacher's effectiveness: I - Student Participation, II Classroom Organization and Management, III Teacher Clarity, IV - Student Acceptance, V - Punctuality and VI - Content Organization. Further, the results of the analysis of variance showed significant differences among the oppinion of students in the three programs (nursing, dentis- try and medicine) concerning factor II Classroom Organization and Management, factor IV - Student Acce- ptance, and ractor VI – Content Organization, taking into account the variables included in the investigation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência e cultura. São Paulo. Vol. 35, n. 11 (nov. 1983), p. 1703-1711pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagempt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologiapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicinapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleProfessores universitários : o que pensam os alunos?pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000417427pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples