Produtividade da pós-graduação em educação no Brasil : uma dimensão unificadora ou conflitante?
| dc.contributor.author | Medeiros, Marilú Fontoura de | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-12-03T08:00:09Z | pt_BR |
| dc.date.issued | 1980 | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 0009-6725 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/299527 | pt_BR |
| dc.description.abstract | O presente estudo analisa fatores que possam estar afetando a produtividade dos cursos de pós-graduação em Educação no Brasil. Um dos aspectos fundamentais do referido estudo reside na tentativa de caracterizar a produtividade de um sistema de ensino em suas várias dimensões. Trabalhou-se com os dados coletados em 1975 pela CAPES e CNPq, em relação aos dezenove cursos existentes na área de Educação até aquele ano. Com a obtenção de correlações entre os diversos fatores ligados às dimensões docentes, discentes, disciplinas e espaço físico, verificou-se que há vários fatores se correlacionando positivamente com o índice de produtividade na área de Educação, tais como: pesquisas realizadas por docentes, pesquisas realizadas por equipe, número de alunos bolsistas e alunos em pesquisa. Tendo presentes as limitações do estudo, também se encontrou correlação positiva entre o número de docentes doutores em tempo integral e as oportunidades de pesquisa oferecidas ao aluno. Entretanto, tais oportunidades apresentam correlação negativa com número de alunos titulados, o que indica uma situação conflitiva quanto a definir qual seja a melhor organização dos cursos de pós-graduação. Estes e outros resultados semelhantes levam a questionar certos pressupostos estabelecidos sobre fatores que determinam a produtividade, ao mesmo tempo que constituem um desafio para outros estudos sobre o tema. | pt_BR |
| dc.description.abstract | he productivity of graduate studies in Brazil: a controversial dimension. The present study analyses factors that could be affecting the productivity of Educational graduate studies in Brazil. The data were colected by CAPES and CNPq during 1975, in relation to nineteen educational graduate programs underway. Many factors related to the faculties, the students, the courses and the physical facilities were cor- related. The faculties research, the fellowships number, the research opportunities for the students, and the full-time Ph.D. were positively correlated with the general productivity rate in educational area, Controversial data were found between the research opportunity to the students and the time spent to get the master's degree. The exploratory character of the results suggests new investigations, and the search of new assumptions. | en |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Ciência e cultura. São Paulo. Vol. 32, n. 5 (maio 1980), p. 588-595 | pt_BR |
| dc.rights | Open Access | en |
| dc.subject | Produtividade | pt_BR |
| dc.subject | Pós-Graduação | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Brasil | pt_BR |
| dc.title | Produtividade da pós-graduação em educação no Brasil : uma dimensão unificadora ou conflitante? | pt_BR |
| dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
| dc.identifier.nrb | 000418676 | pt_BR |
| dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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