Determinant factors for cross-linguistic influence in third language acquisition : an integrative literature review
| dc.contributor.advisor | Kupske, Felipe Flores | pt_BR |
| dc.contributor.author | Cerveira, Fernanda Pires | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-28T06:58:09Z | pt_BR |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/299449 | pt_BR |
| dc.description.abstract | The growing number of multilingual speakers worldwide has intensified academic interest in third language (L3) acquisition. A central focus in this field is cross-linguistic influence (CLI), which examines how previously acquired languages (L1 and L2) affect L3 development. However, the factors determining this influence remain inconclusive in the literature. This final undergraduate thesis presents an integrative literature review aiming to answer the following question: What are the main factors that shape cross-linguistic influence in third language acquisition? Through a systematic search of the Scopus and Web of Science databases, eight empirical studies published within the last five years were selected and analyzed. The findings, organized by linguistic domains (syntax, morphosyntax, and phonology), indicate that CLI is a multifactorial process resulting from the interaction between structural factors and individual learner variables. Typological similarity, proficiency, language dominance, recency of use, L3 exposure, explicit knowledge, and phonological markedness were all identified as influential. Among them, proficiency emerged as the most consistently significant factor, while structural similarity was found to increase the likelihood of transfer without guaranteeing it. The review highlights that CLI is not determined by a single factor but by a combination of influences. Finally, the review identifies key research gaps, particularly the underexplored role of the language of instruction in L3 learning, concluding that a fuller understanding of CLI requires further investigation into these contextual and cognitive variables, with important implications for multilingual language education. | en |
| dc.description.abstract | O crescente número de falantes multilíngues em todo o mundo tem intensificado o interesse acadêmico na aquisição de terceira língua (L3). Um foco central neste campo é a influência translinguística (CLI, do inglês Cross-Linguistic Influence), que examina como as línguas previamente adquiridas (L1 e L2) afetam o desenvolvimento da L3. Contudo, os fatores que determinam essa influência permanecem inconclusivos na literatura. Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de responder à seguinte pergunta: Quais são os principais fatores que moldam a influência translinguística na aquisição de terceira língua? Através de uma busca sistemática nas bases de dados Scopus e Web of Science, oito estudos empíricos publicados nos últimos cinco anos foram selecionados e analisados. Os resultados, organizados por domínios linguísticos (sintaxe, morfossintaxe e fonologia), indicam que a CLI é um processo multifatorial resultante da interação entre fatores estruturais e variáveis individuais do aprendiz. Similaridade tipológica, proficiência, dominância linguística, recência de uso, exposição à L3, conhecimento explícito e marcação fonológica foram todos identificados como fatores de influência. Dentre eles, a proficiência emergiu como o fator mais consistentemente significativo, enquanto a similaridade estrutural demonstrou aumentar a probabilidade de transferência, sem, no entanto, garanti-la. A revisão destaca que a CLI não é determinada por um único fator, mas por uma combinação de influências. Por fim, a revisão identifica lacunas importantes na pesquisa, particularmente o papel pouco explorado da língua de instrução na aprendizagem da L3, e conclui que uma compreensão mais completa da CLI requer maior investigação sobre essas variáveis contextuais e cognitivas, com implicações importantes para a educação linguística multilíngue. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language.iso | eng | pt_BR |
| dc.rights | Open Access | en |
| dc.subject | Língua adicional | pt_BR |
| dc.subject | Third language acquisition | en |
| dc.subject | Fonética | pt_BR |
| dc.subject | Cross-linguistic influence | en |
| dc.subject | Fonologia | pt_BR |
| dc.subject | Integrative literature review | en |
| dc.subject | Language transfer | en |
| dc.subject | Teoria dos sistemas dinâmicos complexos | pt_BR |
| dc.subject | Metodos de analise | pt_BR |
| dc.subject | Multilingualism | en |
| dc.subject | Dados longitudinais | pt_BR |
| dc.title | Determinant factors for cross-linguistic influence in third language acquisition : an integrative literature review | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.identifier.nrb | 001296852 | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
| dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
| dc.degree.date | 2025 | pt_BR |
| dc.degree.graduation | Letras: Habilitação em Tradutor Português e Inglês: Bacharelado | pt_BR |
| dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1380)

