Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKupske, Felipe Florespt_BR
dc.contributor.authorCerveira, Fernanda Pirespt_BR
dc.date.accessioned2025-11-28T06:58:09Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/299449pt_BR
dc.description.abstractThe growing number of multilingual speakers worldwide has intensified academic interest in third language (L3) acquisition. A central focus in this field is cross-linguistic influence (CLI), which examines how previously acquired languages (L1 and L2) affect L3 development. However, the factors determining this influence remain inconclusive in the literature. This final undergraduate thesis presents an integrative literature review aiming to answer the following question: What are the main factors that shape cross-linguistic influence in third language acquisition? Through a systematic search of the Scopus and Web of Science databases, eight empirical studies published within the last five years were selected and analyzed. The findings, organized by linguistic domains (syntax, morphosyntax, and phonology), indicate that CLI is a multifactorial process resulting from the interaction between structural factors and individual learner variables. Typological similarity, proficiency, language dominance, recency of use, L3 exposure, explicit knowledge, and phonological markedness were all identified as influential. Among them, proficiency emerged as the most consistently significant factor, while structural similarity was found to increase the likelihood of transfer without guaranteeing it. The review highlights that CLI is not determined by a single factor but by a combination of influences. Finally, the review identifies key research gaps, particularly the underexplored role of the language of instruction in L3 learning, concluding that a fuller understanding of CLI requires further investigation into these contextual and cognitive variables, with important implications for multilingual language education.en
dc.description.abstractO crescente número de falantes multilíngues em todo o mundo tem intensificado o interesse acadêmico na aquisição de terceira língua (L3). Um foco central neste campo é a influência translinguística (CLI, do inglês Cross-Linguistic Influence), que examina como as línguas previamente adquiridas (L1 e L2) afetam o desenvolvimento da L3. Contudo, os fatores que determinam essa influência permanecem inconclusivos na literatura. Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de responder à seguinte pergunta: Quais são os principais fatores que moldam a influência translinguística na aquisição de terceira língua? Através de uma busca sistemática nas bases de dados Scopus e Web of Science, oito estudos empíricos publicados nos últimos cinco anos foram selecionados e analisados. Os resultados, organizados por domínios linguísticos (sintaxe, morfossintaxe e fonologia), indicam que a CLI é um processo multifatorial resultante da interação entre fatores estruturais e variáveis individuais do aprendiz. Similaridade tipológica, proficiência, dominância linguística, recência de uso, exposição à L3, conhecimento explícito e marcação fonológica foram todos identificados como fatores de influência. Dentre eles, a proficiência emergiu como o fator mais consistentemente significativo, enquanto a similaridade estrutural demonstrou aumentar a probabilidade de transferência, sem, no entanto, garanti-la. A revisão destaca que a CLI não é determinada por um único fator, mas por uma combinação de influências. Por fim, a revisão identifica lacunas importantes na pesquisa, particularmente o papel pouco explorado da língua de instrução na aprendizagem da L3, e conclui que uma compreensão mais completa da CLI requer maior investigação sobre essas variáveis contextuais e cognitivas, com implicações importantes para a educação linguística multilíngue.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectThird language acquisitionen
dc.subjectFonéticapt_BR
dc.subjectCross-linguistic influenceen
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.subjectIntegrative literature reviewen
dc.subjectLanguage transferen
dc.subjectTeoria dos sistemas dinâmicos complexospt_BR
dc.subjectMetodos de analisept_BR
dc.subjectMultilingualismen
dc.subjectDados longitudinaispt_BR
dc.titleDeterminant factors for cross-linguistic influence in third language acquisition : an integrative literature reviewpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001296852pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Habilitação em Tradutor Português e Inglês: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples