Relato de ações e perspectivas de extensão em trauma dental em uma instituição de ensino do sul do Brasil
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
As universidades desempenham um papel importante no processo de formação do aluno durante a graduação e após a formação, na vida profissional. Dessa forma, o conhecimento poderá ser utilizado em prol da sociedade. Durante o curso de graduação, há possibilidade que o aluno participe de projetos de extensão para aprofundar e aplicar conhecimentos em benefício social. Os projetos e ações de extensão proporcionam a aplicação prática de saberes científicos e promovem uma conexão entre os alunos e o ...
As universidades desempenham um papel importante no processo de formação do aluno durante a graduação e após a formação, na vida profissional. Dessa forma, o conhecimento poderá ser utilizado em prol da sociedade. Durante o curso de graduação, há possibilidade que o aluno participe de projetos de extensão para aprofundar e aplicar conhecimentos em benefício social. Os projetos e ações de extensão proporcionam a aplicação prática de saberes científicos e promovem uma conexão entre os alunos e o ensino superior, beneficiando a comunidade e sendo essenciais para a construção da base acadêmica. Cada vez mais essas ações são necessárias no currículo acadêmico, ganhando notoriedade. Os projetos são extensões de longa duração, onde ocorre uma pesquisa e uma análise dos dados coletados em um prazo mais longíneo, enquanto as ações de extensão, tendem a ter duração de 1 semestre e são mais direcionadas ao atendimento clínico. O objetivo deste projeto foi analisar osrelatórios das ações de extensão em traumatismos dento alveolares desenvolvidas na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FO/UFRGS). A partir dessa análise, foi proposto novas ações baseadas nas experiências e resultados das atividades previamente realizadas. O estudo, baseou-se em dados extraídos de informações obtidas nos documentos relatados de 10 anos de ações de extensão ocorridas entre 2014 e 2024 na FO/UFRGS, contendo a temática de traumadentoalveolar. Essas ações ocorreram na instituição, com modalidades de atendimento prático. Outras atividades, sendo educativas e oficinas, foram realizadas em parques, no município de Porto Alegre e escolas, como na cidade de Caxias do Sul-RS. Ao total foram 17 ações de extensão sendo, 12 ações concluídas nas modalidades atendimento clínico e educativas. Das 5 ações vigentes, três abrangem a temática educação, oficina e atendimento clínico, com prazo de finalização entre os anos de 2024, 2025 e 2026. A metodologia realizada de modo qualitativa e quantitativa, relacionou as variáveis referentes ao título das ações, objetivos gerais, objetivos específicos, o período, o público-alvo, bem como o número de participantes. As propostas de ações de extensão, podem não apenas minimizar danos causados por acidentes prematuros, mas também promover a saúde preventiva favorecendo a integração entre a acadêmicos, comunidade e profissionais de saúde. ...
Abstract
Universities play an important role in the student's training process during graduation and after training, in professional life. In this way, knowledge can be used for the benefit of society. During the undergraduate course, it is possible for the student to participate in extension projects to deepen and apply knowledge for social benefit. Extension projects and actions improved the practical application of scientific knowledge and promoted a connection between students and higher education, ...
Universities play an important role in the student's training process during graduation and after training, in professional life. In this way, knowledge can be used for the benefit of society. During the undergraduate course, it is possible for the student to participate in extension projects to deepen and apply knowledge for social benefit. Extension projects and actions improved the practical application of scientific knowledge and promoted a connection between students and higher education, benefiting the community and being essential for building the academic base. These actions are increasingly allowed in the academic curriculum, gaining notoriety. Projects are long-term extensions, where research and analysis of data collected takes place over a longer period of time, while extension actions tend to last 1 semester and are more focused on clinical care. This work aimed to carry out an analysis of the reports of extension actions on dentoalveolar trauma developed at the Faculty of Dentistry of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). From this analysis, new actions were proposed based on the experiences and results of previously carried out activities. The study was based on data extracted from information obtained in documents reported on 10 years of extension actions that took place between 2014 and 2024 at FO/UFRGS, containing the theme of dental-alveolar trauma. These actions take place in the institution, with practical assistance modalities. Other activities, including educational and workshops, were carried out in parks, in the city of Porto Alegre and schools, such as in the city of Caxias do Sul-RS. In total, there were 17 extension actions, 12 of which were completed in the clinical care and educational modalities. Of the 5 current actions, three cover the themes of education, workshops and clinical care, with completion deadlines between 2024, 2025 and 2026. The methodology carried out in a qualitative and quantitative way, related the variables referring to the title of the actions, general objectives, specific objectives, the period, the target audience, as well as the number of participants. Proposals for extension actions can not only minimize damage caused by premature accidents, but also promote preventive health, favoring integration between academics, the community and health professionals. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Curso de Odontologia.
Coleções
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TCC Odontologia (1069)
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