Trabalho de campo como atividade mediadora com a geografia escolar : sentidos com a docência
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho versa sobre os trabalhos de campo realizados por graduandos ao longo de sua formação em licenciatura em Geografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de como essas atividades influenciam a docência desses professores na Educação Básica. Buscou-se compreender de que maneira os trabalhos de campo enriquecem e potencializam a prática docente em Geografia a partir dos trabalhos realizados nas graduações destes professores. Foi realizada uma revisão bibliográfica ace ...
Este trabalho versa sobre os trabalhos de campo realizados por graduandos ao longo de sua formação em licenciatura em Geografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de como essas atividades influenciam a docência desses professores na Educação Básica. Buscou-se compreender de que maneira os trabalhos de campo enriquecem e potencializam a prática docente em Geografia a partir dos trabalhos realizados nas graduações destes professores. Foi realizada uma revisão bibliográfica acerca dos trabalhos de campo, Lugar Geopsíquico em diálogo com a Geografia Escolar. Na sequência forma propostas entrevistas semiestruturadas com três professores egressos do curso de Licenciatura em Geografia da UFRGS. As entrevistas foram realizadas para que, a partir delas se pudesse conhecer e analisar as percepções, experiências e reflexões dos participantes sobre os trabalhos de campo e como estes influenciam na prática docente. Após a reflexão e análise das entrevistas, denotou-se a importância dos trabalhos de campo como atividades enriquecedoras para prática docente em Geografia. Estas, por sua vez, foram destacadas como significativas para a produção de material didático e da formação docente em Geografia. ...
Abstract
This paper is about the fieldwork carried out by undergraduates during their degree course in Geography at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and how these activities influence their teaching in Basic Education. The aim was to understand how fieldwork enriches and enhances teaching practice in Geography based on the work carried out during these teachers' undergraduate studies. A bibliographical review was carried out on fieldwork, Geopsychic Place in dialogue with School Geogr ...
This paper is about the fieldwork carried out by undergraduates during their degree course in Geography at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and how these activities influence their teaching in Basic Education. The aim was to understand how fieldwork enriches and enhances teaching practice in Geography based on the work carried out during these teachers' undergraduate studies. A bibliographical review was carried out on fieldwork, Geopsychic Place in dialogue with School Geography. This was followed by semi-structured interviews with three teachers who had graduated from the UFRGS Geography degree course. The interviews were carried out in order to get to know and analyse the participants' perceptions, experiences and reflections on fieldwork and how it influences their teaching practice. After reflecting on and analysing the interviews, the importance of fieldwork as an enriching activity for teaching in Geography was highlighted. These, in turn, were highlighted as significant for the production of teaching materials and for teacher training in Geography. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Geografia (502)
Este item está licenciado na Creative Commons License


