A ordem de autoria na produção científica como elemento de pontuação nos editais de concurso público para o cargo de professor da UFRGS
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Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho tem como objetivo averiguar a ordem de autoria enquanto elemento de pontuação das produções científicas nos editais para o cargo de professor de magistério superior da UFRGS dos anos de 2018-2024. Ao longo do período de cinco anos, foram publicados 33 editais de concurso pela UFRGS, resultando em 274 áreas, subáreas e/ou especialidades analisadas, dos quais foram identificadas 48 áreas/subáreas que mencionaram a ordem de autoria como critério de pontuação. A coleta de dados foi re ...
Este trabalho tem como objetivo averiguar a ordem de autoria enquanto elemento de pontuação das produções científicas nos editais para o cargo de professor de magistério superior da UFRGS dos anos de 2018-2024. Ao longo do período de cinco anos, foram publicados 33 editais de concurso pela UFRGS, resultando em 274 áreas, subáreas e/ou especialidades analisadas, dos quais foram identificadas 48 áreas/subáreas que mencionaram a ordem de autoria como critério de pontuação. A coleta de dados foi realizada através do site da PROGESP/UFRGS nos meses de maio, junho e julho de 2025. A análise classificou as áreas/subáreas dos concursos em 7 das 9 grandes áreas da Árvore do Conhecimento elaborada pela Capes/CNPq. Os resultados da pesquisa demonstram que pouco mais da metade dos editais analisados, ou seja, 17 de 33 editais, consideram a ordem de autoria como critério de pontuação e apenas 1/5 das áreas, subáreas do concurso declaram que a posição de autoria é importante para se classificar no cargo. Além disso, de todos os 274 documentos analisados de cada área/subárea do concurso, apenas 13,11% manifestaram o reconhecimento pela ordem dos autores nas produções científicas. Foi verificado que há uma diversidade de critérios de ordem de autoria em cada Área do Conhecimento e que as 2 grandes áreas que tiveram maior quantitativo de certames e que mais pontuam por determinadas posições de autoria são as Ciências da Saúde e Ciências Biológicas, respectivamente. Em geral, o critério de ordem de autoria mais utilizado foi "primeiro ou último autor" e coautor nas demais posições. Ademais, foi observado que após a pandemia de COVID-19 houve um aumento considerável das áreas que pontuaram os artigos de acordo com os seus critérios de ordem de autoria. As conclusões do estudo demonstram como a ordem de autoria está presente na produção de conhecimento, bem como é exigida nos editais de concurso público da UFRGS como elemento de pontuação. As conclusões do trabalho destacam a importância de revisão de literatura em língua estrangeira para ampliar a discussão sobre o tema. A pesquisa sugere uma maior coleta de dados de modo a aprimorar com a inclusão de um maior número de editais disponibilizados no site da PROGESP/UFRGS para compreender como cada área do conhecimento vem se comportando ao longo dos anos em relação às exigências de ordem de autoria como meio de pontuação no concurso público. ...
Abstract
This study aims to investigate the role of authorship order as a scoring criterion in scientific production evaluations within public calls for applications for the position of higher education professor at Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) between 2018 and 2024. Over this five-year period, UFRGS published 33 public calls for applications, encompassing 274 areas, subareas, and/or specialties, of which 48 areas/subareas explicitly mentioned authorship order as a scoring criterion. ...
This study aims to investigate the role of authorship order as a scoring criterion in scientific production evaluations within public calls for applications for the position of higher education professor at Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) between 2018 and 2024. Over this five-year period, UFRGS published 33 public calls for applications, encompassing 274 areas, subareas, and/or specialties, of which 48 areas/subareas explicitly mentioned authorship order as a scoring criterion. Data collection was conducted via the PROGESP/UFRGS website during May, June, and July 2025. The analysis classified the competition areas/subareas into 7 of the 9 major knowledge areas as defined by the CAPES/CNPq Knowledge Tree. The research results show that just over half of the analyzed notices—17 of 33 notices—consider authorship order as a scoring criterion, and only one-fifth of the areas and subareas of the competition state that authorship position is important for ranking. Moreover, of the 274 analyzed documents corresponding to each competition area/subarea, only 13.11% acknowledged authorship order in the evaluation of scientific output. The study found a diversity of authorship order criteria across different Knowledge Areas, with the Health Sciences and Biological Sciences standing out as the two major areas with the highest number of calls and the greatest emphasis on specific authorship positions. Overall, the most frequently used criterion was "first or last author," with co-authorship in other positions being less valued. Additionally, the study observed a significant increase in the number of areas adopting authorship order criteria for scoring scientific articles following the COVID-19 pandemic. The study's conclusions highlight the presence and relevance of authorship order in knowledge production and its formal incorporation as a scoring element in UFRGS public selection processes. Furthermore, the findings underscore the importance of reviewing international literature to broaden the discussion on the topic. The research suggests expanding the data collection by including a larger number of public calls available on the PROGESP/UFRGS website in order to better understand how each Knowledge Area has evolved over the years regarding authorship order requirements as a scoring criterion in public selection processes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
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TCC Biblioteconomia (887)
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