Do Google ao TikTok : compreendendo as alterações na busca de informação online pela Geração Z
View/ Open
Date
2025Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho pesquisa a transição nos hábitos de pesquisa de informação online da Geração Z, com foco na análise da sua migração do mecanismo de busca do Google para a rede social digital TikTok. Dentro desta temática o seguinte problema de pesquisa é lançado: quais são as motivações para os jovens da Geração Z transitarem dos mecanismos de busca do Google para a mídia social TikTok quando buscam informações online? Para responder esse questionamento, além de apresentar uma fundamentação teóri ...
Este trabalho pesquisa a transição nos hábitos de pesquisa de informação online da Geração Z, com foco na análise da sua migração do mecanismo de busca do Google para a rede social digital TikTok. Dentro desta temática o seguinte problema de pesquisa é lançado: quais são as motivações para os jovens da Geração Z transitarem dos mecanismos de busca do Google para a mídia social TikTok quando buscam informações online? Para responder esse questionamento, além de apresentar uma fundamentação teórica que passa pelos conceitos da Geração Z, sociedade da informação, comportamento de consumo da informação e recomendação algorítmica das plataformas, a pesquisa realiza uma abordagem empírica através de uma metodologia qualitativa e exploratória. Essa abordagem prática é dividida em duas etapas: a observação das funcionalidades das plataformas e a realização de entrevistas semiestruturadas com seis jovens da Geração Z. Os resultados revelam que esta migração não é absoluta, mas contextual e complementar. O TikTok é preferido para buscar informações práticas, visuais e baseadas em experiências pessoais, enquanto o Google mantém relevância para buscar informações técnicas, acadêmicas e verificação de fatos. ...
Abstract
This paper investigates the transition in online information search habits of Generation Z, focusing on analyzing their migration from the Google search engine to the digital social network TikTok. Within this theme, the following research problem is posed: what are the motivations for Generation Z youth to transition from Google search engines to the social media TikTok when searching for information online? To answer this question, in addition to presenting a theoretical basis that encompasse ...
This paper investigates the transition in online information search habits of Generation Z, focusing on analyzing their migration from the Google search engine to the digital social network TikTok. Within this theme, the following research problem is posed: what are the motivations for Generation Z youth to transition from Google search engines to the social media TikTok when searching for information online? To answer this question, in addition to presenting a theoretical basis that encompasses the concepts of Gen Z, the information society, information consumption behavior, and algorithmic recommendations of platforms, the research takes an empirical approach through a qualitative and exploratory methodology. This practical approach is divided into two stages: observation of the platform's functionalities and semi-structured interviews with six young people from Gen Z. Results reveal that this migration is not absolute, but rather contextual and complementary. TikTok is preferred for searching for practical, visual, and experience-based information, while Google remains relevant for searching for technical, academic, and fact-checking information. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License


