Ensino de História e questões sensíveis : uma análise conceitual e terminológica
| dc.contributor.advisor | Comerlatto, Luciani Paz | pt_BR |
| dc.contributor.author | Diaz, Lorenzo da Costa | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-01T07:58:26Z | pt_BR |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/298481 | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este artigo é fruto do diálogo realizado com a pesquisa “Intersecções entre políticas públicas educacionais, gestão escolar e Ensino de História nas escolas públicas do estado do Rio Grande do Sul”, coordenado pela professora Luciani Paz Comerlatto. Apresenta como tema central as questões sensíveis no Ensino de História, partindo do questionamento: O que diferentes autores entendem por questões sensíveis no Ensino de História? Para isso, busca-se identificar as contribuições das produções acadêmicas neste eixo temático, assim como compreender a importância do trato das questões sensíveis no contexto histórico, político e social da contemporaneidade no Brasil. A partir de uma revisão bibliográfica, observou-se que a discussão sobre este tema é de grande relevância, tendo em vista a potência que a abordagem destas questões em sala de aula representa para a construção de uma educação e um Ensino de História comprometidos com a democracia e os direitos humanos. A análise das obras revela que os autores utilizam diferentes termos, de forma isolada e/ou concomitante, para se referirem às questões sensíveis, convergindo, contudo, na ideia de que não existe uma prescrição fechada sobre o tema. Ou seja, as questões sensíveis são fruto das relações entre os sujeitos históricos sociais em diálogo com a cultura e o tempo/espaço histórico. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Open Access | en |
| dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
| dc.subject | Políticas públicas : Educação | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Escolas públicas : Rio Grande do Sul | pt_BR |
| dc.title | Ensino de História e questões sensíveis : uma análise conceitual e terminológica | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.identifier.nrb | 001296236 | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
| dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
| dc.degree.date | 2025 | pt_BR |
| dc.degree.graduation | História: Licenciatura | pt_BR |
| dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC História (835)

