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dc.contributor.advisorComerlatto, Luciani Pazpt_BR
dc.contributor.authorDiaz, Lorenzo da Costapt_BR
dc.date.accessioned2025-11-01T07:58:26Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/298481pt_BR
dc.description.abstractEste artigo é fruto do diálogo realizado com a pesquisa “Intersecções entre políticas públicas educacionais, gestão escolar e Ensino de História nas escolas públicas do estado do Rio Grande do Sul”, coordenado pela professora Luciani Paz Comerlatto. Apresenta como tema central as questões sensíveis no Ensino de História, partindo do questionamento: O que diferentes autores entendem por questões sensíveis no Ensino de História? Para isso, busca-se identificar as contribuições das produções acadêmicas neste eixo temático, assim como compreender a importância do trato das questões sensíveis no contexto histórico, político e social da contemporaneidade no Brasil. A partir de uma revisão bibliográfica, observou-se que a discussão sobre este tema é de grande relevância, tendo em vista a potência que a abordagem destas questões em sala de aula representa para a construção de uma educação e um Ensino de História comprometidos com a democracia e os direitos humanos. A análise das obras revela que os autores utilizam diferentes termos, de forma isolada e/ou concomitante, para se referirem às questões sensíveis, convergindo, contudo, na ideia de que não existe uma prescrição fechada sobre o tema. Ou seja, as questões sensíveis são fruto das relações entre os sujeitos históricos sociais em diálogo com a cultura e o tempo/espaço histórico.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectPolíticas públicas : Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolas públicas : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.titleEnsino de História e questões sensíveis : uma análise conceitual e terminológicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001296236pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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