Escrevivências entre o chão do território e o chão da universidade
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso tem por finalidade fazer algumas reflexões sobre a presença indígena na universidade. A partir de uma breve contextualização histórica do gradual e constante processo de colonização imposto aos sujeitos indígenas no decorrer dos séculos, especialmente em território urbano, discute-se as formas de resistência operadas pelos povos indígenas no Brasil como forma de seguir (re)existindo a partir de suas cosmovisões e dos seus modos singulares de existência. ...
O presente trabalho de conclusão de curso tem por finalidade fazer algumas reflexões sobre a presença indígena na universidade. A partir de uma breve contextualização histórica do gradual e constante processo de colonização imposto aos sujeitos indígenas no decorrer dos séculos, especialmente em território urbano, discute-se as formas de resistência operadas pelos povos indígenas no Brasil como forma de seguir (re)existindo a partir de suas cosmovisões e dos seus modos singulares de existência. Através da articulação do conceito de corpo-território, busca-se explicar a relação do povo kaingang com a terra, com a natureza e com o próprio corpo de seus sujeitos enquanto coletivo. Nessa perspectiva, pensa-se as contribuições do bem viver kaingang e dos saberes ancestrais dos povos originários para a construção de uma psicologia que esteja verdadeiramente implicada, ética e politicamente, em uma sociedade que acolha a diversidade e as diferenças de seu povo. A partir das escrevivências da autora, por fim, evidencia-se alguns dos principais desafios que surgem nas práticas de educação e de atenção e cuidado em saúde mental para a psicologia no que tange ao combate ao racismo, ao epistemicídio e ao apagamento da forma de ser e de existir dos sujeitos indígenas em sociedade hoje. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humana. Curso de Psicologia.
Coleções
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TCC Psicologia (512)
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