Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRodrigues, Cláudia Medianeira Cruzpt_BR
dc.contributor.authorBandeira, Leandro Merolapt_BR
dc.date.accessioned2025-10-03T08:00:37Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/297787pt_BR
dc.description.abstractEmergentes em mercados competitivos, um número significativo de empresas juniores não alcança seus objetivos, optando, muitas vezes, por fechar suas portas em períodos curtos de vida. Este artigo objetiva propor uma metodologia para a elaboração do planejamento estratégico de empresas juniores, a fim de garantir sua sustentabilidade em longo prazo, estratégias que efetivamente garantam sua competitividade, qualidade em seus serviços e que mitiguem a complexidade quanto ao seu processo de gestão. Para tanto, se realizou uma revisão da literatura, a qual visava identificar etapas, princípios, ferramentas e conceitos utilizados no processo de planejamento estratégico de empresas em geral. Em seguida, efetuou-se uma coleta de dados com empresas juniores utilizando questionário online, a fim de entender suas dificuldades, fatores críticos de sucesso, entre outros fatores importantes presentes em seu planejamento estratégico. Com isso, delineou-se uma metodologia contendo um sequenciamento de etapas, ferramentas a serem utilizadas e pontos de atenção específicos para empresas juniores. Como resultado, percebeu-se que as principais dificuldades relatadas por este tipo de empresa para execução do planejamento estratégico estavam relacionadas ao excessivo tempo despendido para execução e gestão do conhecimento. Portanto, é essencial um planejamento estratégico objetivo e documentado.pt_BR
dc.description.abstractA significant number of junior companies, which are emergent from a competitive market, are not able to reach their goals and some of them are enforced to stop working in a very short period of time. This article proposes a methodology for junior companies strategic planning in order to ensure its sustentation in long-term, strategies that efficiently assure its competitive, quality of its services and mitigate the complexity regarding its management process. Thus, it was conducted a literature review, which aimed to identify steps, principles, tools and concepts used in the strategic planning process for all kinds of companies. Then, it was performed a survey of junior companies in order to understand their difficulties, critical success factors present in their strategic planning. So, it was outlined a methodology which contains a sequence of steps and tools that would be used, as well as specific points of attention that can affect junior companiesAs a result, it was verified that main difficulties by this type of enterprise for implementation of strategic planning were related to excessive time spent for execution and knowledge management. Therefore, is essential one objective and documented strategic planning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStrategic planningen
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectEmpresa júniorpt_BR
dc.subjectJunior enterprisesen
dc.subjectManagementen
dc.titleMetodologia para a elaboração do planejamento estratégico de empresas juniorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGusberti, Tomoe Daniela Hamanakapt_BR
dc.identifier.nrb001249194pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples