Aproximações entre a educação física escolar e atividades recreativas
Visualizar/abrir
Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente estudo tem como objetivo compreender quais aproximações podem ser realizadas entre a Educação Física escolar e as atividades recreativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para realizar a pesquisa foi feita uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica em três escolas que trabalhei/trabalho: uma como educador social, um estágio não obrigatório e as experiências da Residência Pedagógica. Sendo assim, entender as abordagens do docente nas práticas corporais com os alunos e com ...
O presente estudo tem como objetivo compreender quais aproximações podem ser realizadas entre a Educação Física escolar e as atividades recreativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para realizar a pesquisa foi feita uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica em três escolas que trabalhei/trabalho: uma como educador social, um estágio não obrigatório e as experiências da Residência Pedagógica. Sendo assim, entender as abordagens do docente nas práticas corporais com os alunos e compreender como a Educação Física escolar influencia nesse processo de aprendizagem a partir das atividades recreativas. Sendo assim, se baseando na literatura e metodologicamente apoiando-se no diário de campo e na observação participante foi evidenciado que a contemplação de atividades recreativas na Educação Física escolar pode fortalecer na aprendizagem e na participação dos alunos. Por fim, foi identificado que a abordagem pedagógica com atividades lúdicas na Educação Física Escolar pode fortalecer o desenvolvimento do discente tanto na apresentação de algum esporte, assim como desenvolvimento motor e socialização porque o brincar é uma linguagem fundamental nos anos iniciais do Ensino fundamental na escola. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Educação Física (1317)
Este item está licenciado na Creative Commons License


