Cliente no escuro : um estudo sobre a satisfação do usuário de energia elétrica
![Thumbnail](/bitstream/handle/10183/29773/000775482.pdf.jpg?sequence=3&isAllowed=y)
View/ Open
Date
2010Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
A presente monografia tem como tema “Cliente no escuro: um estudo sobre a satisfação do usuário de energia elétrica”, tendo como objetivo principal identificar o nível de satisfação do serviço de distribuição de energia elétrica da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica – CEEED, do município de Pedro Osório- Rio Grande do Sul. A busca da satisfação do consumidor é o objetivo de muitas empresas. Uma das fermentas mais utilizadas para medir o grau de satisfação são as pesquisas de ...
A presente monografia tem como tema “Cliente no escuro: um estudo sobre a satisfação do usuário de energia elétrica”, tendo como objetivo principal identificar o nível de satisfação do serviço de distribuição de energia elétrica da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica – CEEED, do município de Pedro Osório- Rio Grande do Sul. A busca da satisfação do consumidor é o objetivo de muitas empresas. Uma das fermentas mais utilizadas para medir o grau de satisfação são as pesquisas de marketing. A necessidade de colher a satisfação dos usuários de energia é gerada quando as empresas querem trabalhar voltadas ao atendimento dos desejos e anseios dos seus clientes, além de servir como uma ferramenta importante para o crescimento e estreitamento do relacionamento cliente-empresa. Desta forma, a metodologia utilizada na monografia desenvolve um estudo exploratório, primeiramente com abordagem qualitativa e depois quantitativa junto aos consumidores comerciais da empresa do ramo de energia elétrica, com o propósito de identificar o nível de satisfação dos mesmos. As pesquisas seguem a mesma metodologia e ao final foram comparados todos os indicadores resultantes, com o propósito de avaliar a satisfação dos clientes. Pretende-se, contudo, que empresa junto ao seu setor de marketing possa utilizar-se deste trabalho com o intuito de realizar mecanismos de conscientização e esclarecimento juntos aos seus consumidores. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)