Usabilidade de sites institucionais como ferramenta de comunicação de marketing : o caso do Banrisul
View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
As informações que circulam pelos canais de comunicação multiplicam-se de forma contínua e acelerada. Essa condição estimula que as organizações sejam eficientes na gestão da informação e utilizem as tecnologias da informação para conseguirem melhores resultados. As instituições financeiras são um exemplo da incorporação das tecnologias da informação para melhoria de seus processos que são representados desde a automatização de processos nas agências bancárias até o atendimento virtual através ...
As informações que circulam pelos canais de comunicação multiplicam-se de forma contínua e acelerada. Essa condição estimula que as organizações sejam eficientes na gestão da informação e utilizem as tecnologias da informação para conseguirem melhores resultados. As instituições financeiras são um exemplo da incorporação das tecnologias da informação para melhoria de seus processos que são representados desde a automatização de processos nas agências bancárias até o atendimento virtual através do Internet Banking. O crescente uso da internet pelos clientes dos bancos transforma o site institucional em um importante canal de comunicação que proporciona o acesso a informações sobre produtos e serviços. No ambiente da internet, as pessoas buscam encontrar soluções rápidas e eficazes para seus problemas. Logo, a formulação de estratégias de marketing para esse ambiente deve ser diferenciada de outros canais de comunicação. O presente trabalho tem por objetivo analisar a usabilidade do site institucional do Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul) através da identificação de pontos positivos e negativos na interface e verificação dos aspectos que causam mais problemas aos usuários durante a interação com o mesmo para definir se o site institucional é voltado à usabilidade. Os procedimentos metodológicos utilizados para obtenção dessas respostas foram: a inspeção ergonômica através da técnica de lista de verificação e guia de recomendações e o ensaio de interação através da técnica de análise da tarefa. Os resultados das técnicas utilizadas demonstram que o site é voltado à usabilidade, argumento confirmado pelo enquadramento dos critérios ergonômicos e pelos pequenos problemas encontrados pelos usuários na interação. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License