Qualidade de vida do trabalhador bancário : Banco Premium Agência Ouro
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Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho apresenta um estudo realizado em uma agência bancária de uma instituição financeira brasileira de grande porte do sul do país e teve como objetivo analisar a qualidade de vida no trabalho (QVT) dos seus funcionários, suas percepções sobre o tema, ações utilizadas e que possam ser implantadas visando sua melhoria. Para tanto, o referencial teórico versou sobre a qualidade de vida no trabalho, abrangendo sua história, conceitos e modelos de avaliação de QVT, com ênfase no mode ...
O presente trabalho apresenta um estudo realizado em uma agência bancária de uma instituição financeira brasileira de grande porte do sul do país e teve como objetivo analisar a qualidade de vida no trabalho (QVT) dos seus funcionários, suas percepções sobre o tema, ações utilizadas e que possam ser implantadas visando sua melhoria. Para tanto, o referencial teórico versou sobre a qualidade de vida no trabalho, abrangendo sua história, conceitos e modelos de avaliação de QVT, com ênfase no modelo de Walton e seus oito critérios de avaliação. O tema é sem dúvida uma preocupação constante e imprescindível da área de gestão de pessoas em todas as empresas que buscam ser competitivas em mercados cada vez mais globalizados. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com a aplicação de um questionário com 43 questões, aplicado aos colaboradores da empresa em novembro de 2010, e analisados quantitativamente e qualitativamente por seu conteúdo. Foi utilizado também material bibliográfico para pesquisa e referência como fonte secundária e um levantamento de informações e histórico da agência. Na sequência, os dados coletados na pesquisa foram tabulados em Excel e analisados em cruzamento com os objetivos, de forma descritiva, gráfica e confrontada com a teoria da literatura. No resultado da análise das perguntas fechadas do questionário verificou-se uma média satisfatória da QVT, o que não confirmou nas perguntas abertas, onde observou-se que a empresa deve incentivar e proporcionar melhores condições de trabalho aos funcionários, e que as ações promovidas devem ser revistas visando fortalecer a relação da organização com o trabalhador. Levando em consideração que esta pesquisa não se propõe a ser conclusiva, novas pesquisas são necessárias para sustentar estes resultados. Outra proposta é realizar novos estudos e pesquisas nas seguintes direções: clima organizacional e satisfação no trabalho. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
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TCC Administração (3125)
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