Desenvolvimento de um plano estratégico para uma pequena empresa comercial

View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho descreve a construção de um Plano Estratégico para uma pequena empresa comercial do ramo de autopeças. Parte-se de uma revisão da literatura sobre Estratégia e Plano Estratégico passando por uma contextualização da pequena empresa no Brasil. Foi escolhido o modelo para desenvolvimento do Plano Estratégico que prevê três momentos distintos e complementares: o Filosófico, o Analítico e o das Decisões e das Ações. A abordagem é qualitativa com objetivo exploratório. O método utilizad ...
Este trabalho descreve a construção de um Plano Estratégico para uma pequena empresa comercial do ramo de autopeças. Parte-se de uma revisão da literatura sobre Estratégia e Plano Estratégico passando por uma contextualização da pequena empresa no Brasil. Foi escolhido o modelo para desenvolvimento do Plano Estratégico que prevê três momentos distintos e complementares: o Filosófico, o Analítico e o das Decisões e das Ações. A abordagem é qualitativa com objetivo exploratório. O método utilizado é o da Pesquisa-Ação. O objetivo da atividade é a elaboração de um Plano Estratégico contendo a Visão, a Missão, os Princípios, a análise dos ambientes externo e interno e as ações e os planos com vistas ao atingimento dos objetivos e melhoria da rentabilidade da empresa. Os diretores da organização constituíram o Grupo do Plano Estratégico (GPE) que construiu o Plano Estratégico ao longo de cinco seminários cujo desenvolvimento é relatado a cada etapa. Ao término de cada um foi feito um fechamento. No último seminário foi revisto o processo em sua totalidade e formalizado o Plano Estratégico, que foi utilizado pelos sócios para aplicação na prática diária da empresa. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
