Alfabetização científica através da aprendizagem significativa sobre agroecologia na perspectiva da Educação do Campo - Ciências da Natureza, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil
Visualizar/abrir
Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Considera-se necessário na atualidade o incentivo ao estudo das ciências às crianças, oportunizando desse modo momentos de vivências e experiências favoráveis ao processo de ensino-aprendizagem desde os primeiros anos de escolaridade*/, assim como a formação docente continuada que possibilitem uma aprendizagem significativa, contextualizada e científica. O presente trabalho, portanto, pretende discorrer sobre a compreensão da Agroecologia e sua aproximação com a Educação do Campo, mais especifi ...
Considera-se necessário na atualidade o incentivo ao estudo das ciências às crianças, oportunizando desse modo momentos de vivências e experiências favoráveis ao processo de ensino-aprendizagem desde os primeiros anos de escolaridade*/, assim como a formação docente continuada que possibilitem uma aprendizagem significativa, contextualizada e científica. O presente trabalho, portanto, pretende discorrer sobre a compreensão da Agroecologia e sua aproximação com a Educação do Campo, mais especificamente no Ensino de Ciências da Natureza. Esta pesquisa baseou-se em analisar a alfabetização científica através de práticas agroecológicas na Educação Infantil e nos primeiros Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola na zona rural do município de Tramandaí. Promoveu-se leituras, experimentos, observações e formulação de hipóteses, considerando os conhecimentos prévios dos alunos e aqueles atuais das ciências. A proposta foi desenvolvida através de aulas remotas emergenciais devido a pandemia Covid-19, durante a Extensão “Egressos PIBID na Escola: Educação do Campo Ciências da Natureza Litoral Norte / Edital 2018”, na Escola Luiz Manoel da Silveira, disciplina de ciências. A metodologia foi através da pesquisa-ação, isto é, o pesquisador reflete e incrementa sua ação através dos resultados de sua prática investigativa, e através da docência colaborativa, em que o docente mediou as atividades com os discentes participantes das aulas remotas. A prática ocorreu em 2020, a partir do tema “Os Seres Vivos e a Horta”, sendo desenvolvidas duas atividades e duas questões-problema, que resultaram em desenhos produzidos pelos alunos. O objetivo deste trabalho, portanto, foi investigar a alfabetização científica através de práticas agroecológicas para uma aprendizagem significativa em ciências. Identificou-se a importância de ensinar ciências nos primeiros anos de escolaridade, independente de faixa etária, promovendo momentos de aprendizagem significativa a partir de experiências práticas e de vivências que desenvolvam potencial para a percepção e a observação da biodiversidade natural, demonstrando a necessidade de incentivar reflexões e questionamentos sobre seus conhecimentos prévios em relação ao ambiente natural e oportunizando a criança o contato com conhecimentos do “mundo científico”. ...
Abstract
It is currently considered necessary to encourage the study of science among children, thus providing opportunities for experiences and activities that support the teaching-learning process from the early years of schooling. This also includes the need for continuous teacher training to foster meaningful, contextualized, and scientific learning. Therefore, this work aims to discuss the understanding of Agroecology and its connection with Rural Education, more specifically in the teaching of Nat ...
It is currently considered necessary to encourage the study of science among children, thus providing opportunities for experiences and activities that support the teaching-learning process from the early years of schooling. This also includes the need for continuous teacher training to foster meaningful, contextualized, and scientific learning. Therefore, this work aims to discuss the understanding of Agroecology and its connection with Rural Education, more specifically in the teaching of Natural Sciences. This research was based on analyzing scientific literacy through agroecological practices in Early Childhood Education and the early years of Elementary School at a school located in the rural area of the municipality of Tramandaí. Activities included readings, experiments, observations, and hypothesis formulation, taking into account both students’ prior knowledge and current scientific concepts. The proposal was developed through emergency remote classes due to the COVID-19 pandemic during the extension project "PIBID Alumni in Schools: Rural Education and Natural Sciences in the Northern Coast / Call 2018," carried out at Luiz Manoel da Silveira School, in the science discipline. The methodology involved action research, where the researcher reflects on and enhances their actions based on the results of their investigative practice, and collaborative teaching, in which the teacher mediated activities with students participating in remote classes. The practical activities were conducted in 2020, focusing on the theme "Living Beings and the Garden," which included two activities and two problem-based questions, culminating in drawings created by the students. The objective of this study was to investigate scientific literacy through agroecological practices to promote meaningful learning in science. The research highlighted the importance of teaching science in the early years of schooling, regardless of age, by fostering meaningful learning moments through practical experiences and activities that develop the potential for perception and observation of natural biodiversity. This underscores the need to encourage reflections and questioning of students' prior knowledge about the natural environment, providing children with exposure to knowledge of the "scientific world." ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Educação do Campo (105)
Este item está licenciado na Creative Commons License


