"Proposição de melhorias no tratamento automatizado de encomendas na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos sob a ótica da Teoria das Restrições"
View/ Open
Date
2010Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho é um estudo de caso descritivo que analisa o fluxo de encomendas no Centro de Tratamento de Encomendas de Porto Alegre na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Propõe-se a verificar oportunidades de melhorias no processo de tratamento automatizado de encomendas urgentes e não-urgentes, sugerindo melhorias a partir dos princípios da Teoria das Restrições e da Produção Otimizada. Para a obtenção de dados necessários às análises quantitativas e qualitativas, foi realizado um m ...
Este trabalho é um estudo de caso descritivo que analisa o fluxo de encomendas no Centro de Tratamento de Encomendas de Porto Alegre na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Propõe-se a verificar oportunidades de melhorias no processo de tratamento automatizado de encomendas urgentes e não-urgentes, sugerindo melhorias a partir dos princípios da Teoria das Restrições e da Produção Otimizada. Para a obtenção de dados necessários às análises quantitativas e qualitativas, foi realizado um mapeamento do macro processo da empresa pesquisada, verificação de alocação de efetivo por faixa horária e por setor de atividade, aplicação de questionários nos níveis gerencial, coordenação e operação, a fim de identificar gargalos na linha e a verificar o grau de importância dos processos para os empregados envolvidos na operação.Considerando-se os resultados encontrados, pode-se afirmar que a ECT tem normatizada em seus documentos internos princípios operacionais de sincronização, sequenciamento, integração de processos e melhoria contínua, por exemplo. Contudo, os resultados apontam como principal gargalo da operação o setor de desabastecimento e expedição de carga. Apesar das limitações de pesquisa devido ao fator humano, pode-se afirmar que o presente trabalho conseguiu atingir os objetivos propostos, sugerindo melhorias nos processos de tratamento automatizado de encomendas. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License