Gestão de marca própria na era do marketing verde
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A preocupação com o meio ambiente tem se intensificado na atualidade, impulsionando práticas industriais e comerciais mais sustentáveis e socialmente responsáveis. O marketing tem acompanhado estas mudanças, sendo caracterizado por “verde”. Nesta perspectiva, as empresas, em conjunto com fornecedores e parceiros, constroem novas formas de produção, distribuição e venda. Os consumidores, por sua parte, cientes de novas necessidades e assumindo sua parcela de responsabilidade ambiental, passam a ...
A preocupação com o meio ambiente tem se intensificado na atualidade, impulsionando práticas industriais e comerciais mais sustentáveis e socialmente responsáveis. O marketing tem acompanhado estas mudanças, sendo caracterizado por “verde”. Nesta perspectiva, as empresas, em conjunto com fornecedores e parceiros, constroem novas formas de produção, distribuição e venda. Os consumidores, por sua parte, cientes de novas necessidades e assumindo sua parcela de responsabilidade ambiental, passam a exercer o papel de analistas e cobram a efetivação deste “modelo verde de produção e consumo. Neste contexto, observa-se que, diversos processos como a gestão da marca, depara-se com novos desafios. O presente trabalho teve por objetivos compreender a influência do marketing verde na gestão de marcas próprias e o como a implementação de políticas ambientais nos processos da marca própria afetaram empresas, clientes e fornecedores. Para tanto, utilizou-se o método de estudo de caso na rede Walmart Brasil, empresa que atualmente é líder em vendas de produtos de marca própria no mundo. Efetuou-se a pesquisa documental em seus cases e relatórios de sustentabilidade publicados em seu site. Concluiu-se que a evolução do marketing promoveu mudanças no antigo modelo de gestão de marcas próprias, dando lugar a uma nova forma de criar relações de produção, distribuição e venda, proporcionando o fortalecimento de parcerias e alianças estratégicas que tem na sustentabilidade sua base de apoio. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License