Comparação de desempenho físico entre jogadoras de diferentes funções de duas equipes profissionais de futebol feminino da primeira divisão nacional
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Introdução: Para o aprendiz de futebol é imprescindível que durante sua formação sejam expostos a diversos contextos de jogo. Assim, professores e treinadores devem propiciar, durante a formação, a experimentação por diversas posições e funções do jogo, com a finalidade do desenvolvimento técnico, tático e físico. Para que posteriormente, o aprendiz possa resolver tarefas de alta complexidade em times organizados, utilizando do seu repertório motor e físico. Sendo assim, as diversas demandas fí ...
Introdução: Para o aprendiz de futebol é imprescindível que durante sua formação sejam expostos a diversos contextos de jogo. Assim, professores e treinadores devem propiciar, durante a formação, a experimentação por diversas posições e funções do jogo, com a finalidade do desenvolvimento técnico, tático e físico. Para que posteriormente, o aprendiz possa resolver tarefas de alta complexidade em times organizados, utilizando do seu repertório motor e físico. Sendo assim, as diversas demandas físicas exigidas pela modalidade, como: velocidade, aceleração, mudança de direção e capacidade cardiorespiratória são fatores extremamente importantes para se avaliar o desempenho dentro do futebol. Diferentes funções podem necessitar que as atletas exerçam as diferentes demandas do jogo de maneira específica a função. Objetivos: Analisar o comportamento da velocidade, velocidade com bola, troca de direção e capacidade cardiorrespiratória em jogadoras de futebol feminino profissional de diferentes funções (ofensivas e defensivas). Materiais e Métodos: Quarenta e quatro atletas (21,95 ± 4,41 anos; 60,06 ± 5,36 kg; 165,95 ± 6,25 m) de futebol feminino de duas equipes profissionais da primeira divisão foram dividas em jogadoras ofensivas (volantes, meias e atacantes) e jogadoras defensivas (zagueiras e laterais). Foram realizadas três tentativas dos testes Sprint 20 metros sem bola, Sprint 20 metros com bola, teste troca de direção 20 metros, sendo os resultados coletados através de fotocélulas, onde foi selecionado o menor tempo de execução. E uma tentativa do teste Yo-yo. Os dados estão descritos em média e desvio padrão, para a comparação dos grupos foi utilizado um modelo linear generalizado (GLzM), com nível de significância de 0,05. Resultados: Não foram observadas diferenças significativas entre os grupos para as variáveis de sprint (p=0,949), sprint com bola (p=0,701), troca de direção (p=0,844), Yoyo (p=0,401), Déficit sprint – Sprint com bola (p=0632) e Déficit sprint – Troca de direção (p=0,904). Conclusão: Assim, não foram observadas diferenças no comportamento da velocidade, velocidade com bola, troca de direção e capacidade cardiorrespiratória em jogadoras ofensivas e defensivas de nível profissional. ...
Abstract
Introduction: For a soccer learner, it is essential to be exposed to various game contexts during their development. Thus, coaches and trainers should provide opportunities for experimentation with different positions and roles in the game, aiming to develop technical, tactical, and physical skills. This preparation allows learners to solve complex tasks in organized teams, utilizing their motor and physical repertoire. The diverse physical demands of soccer, such as speed, acceleration, change ...
Introduction: For a soccer learner, it is essential to be exposed to various game contexts during their development. Thus, coaches and trainers should provide opportunities for experimentation with different positions and roles in the game, aiming to develop technical, tactical, and physical skills. This preparation allows learners to solve complex tasks in organized teams, utilizing their motor and physical repertoire. The diverse physical demands of soccer, such as speed, acceleration, change of direction, and cardiorespiratory capacity, are extremely important factors in assessing performance in the sport. Different roles may require players to meet these demands in ways specific to their roles. Objectives: To analyze the behavior of speed, speed with the ball, change of direction, and cardiorespiratory capacity in professional female soccer players in different roles (offensive and defensive).. Materials and Methods: Forty-four female athletes (21.95 ± 4.41 years; 60.06 ± 5.36 kg; 165.95 ± 6.25 cm) from two first-division professional teams were divided into offensive players (midfielders, attacking midfielders, and forwards) and defensive players (defenders and fullbacks). Three attempts were made for the 20-meter sprint without the ball, 20-meter sprint with the ball, and 20-meter change of direction tests. Results were collected using photocells, with the best execution time selected. A single attempt of the Yo-Yo test was performed. Data are presented as mean and standard deviation, and group comparisons were conducted using a generalized linear model (GLzM) with a significance level of 0.05. Results: No significant differences were observed between the groups for sprint (p=0.949), sprint with the ball (p=0.701), change of direction (p=0.844), Yo-Yo (p=0.401), sprint deficit – sprint with the ball (p=0.632), and sprint deficit – change of direction (p=0.904). Conclusion: No differences were observed in the behavior of speed, speed with the ball, change of direction, and cardiorespiratory capacity between offensive and defensive players at the professional level. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
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TCC Educação Física (1318)
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