O tema inclusão nos Trabalhos de Conclusão do Curso de Educação Física na UFRGS : uma análise entre licenciatura e bacharelado
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A Educação Física, enquanto área do conhecimento, aborda questões fundamentais que envolvem a prática pedagógica, as políticas curriculares e as demandas sociais por uma formação inclusiva. A inclusão tem sido configurada como uma das principais estratégias contemporâneas para a universalização dos direitos individuais, tornando-se um imperativo dentro de um contexto social mais amplo, que visa promover a diversidade e a igualdade. Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar as discurs ...
A Educação Física, enquanto área do conhecimento, aborda questões fundamentais que envolvem a prática pedagógica, as políticas curriculares e as demandas sociais por uma formação inclusiva. A inclusão tem sido configurada como uma das principais estratégias contemporâneas para a universalização dos direitos individuais, tornando-se um imperativo dentro de um contexto social mais amplo, que visa promover a diversidade e a igualdade. Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar as discursividades presentes nas produções dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) sobre o tema inclusão nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A metodologia adotada para esta pesquisa segue os princípios de abordagem qualitativa, conforme definido por Negrine (2010), que se concentra na descrição, análise, interpretação e discussão das informações coletadas de forma contextualizada. Realizou-se um levantamento dos TCCs relacionados à inclusão, produzidos entre 2022 e 2024 nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UFRGS. A pesquisa contou com a colaboração do Núcleo Acadêmico, que compartilhou as listas de TCCs defendidos entre os anos de 2022 e 2024. Entendemos que no curso de Licenciatura, a inclusão é abordada de forma ampla, com disciplinas que tratam da Educação Especial e questões étnico-raciais, de gênero e sexualidade, além do estágio obrigatório em Educação Especial, o que favorece a discussão sobre práticas pedagógicas inclusivas. Já no Bacharelado, a abordagem é mais restrita, com uma única disciplina externa à Educação Física Inclusiva. A comparação entre os currículos revela que, enquanto a Licenciatura favorece a produção acadêmica sobre inclusão, o Bacharelado oferece uma formação mais limitada sobre o tema. Isso demonstra a necessidade de ampliar a formação inclusiva no bacharelado, para que os profissionais formados estejam igualmente preparados para lidar com a diversidade em diferentes contextos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Coleções
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TCC Educação Física (1318)
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