Escola de esportes adaptados e paralímpicos : um relato de experiência no parabadminton, da extensão às paralimpíadas escolares 2023/2024
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O Parabadminton, destinado exclusivamente a Pessoas com Deficiência (PcD), é uma adaptação do Badminton. A modalidade passou a ter maior reconhecimento a partir das Paralimpíadas de Tokyo, em 2020, quando começou a fazer parte do quadro de esportes disputados no evento. Entretanto, locais adequados para a preparação de paratletas ainda são pouco disponibilizados, reduzindo a oportunidade de participação nestes eventos. Portanto, este trabalho, em formato de Relato de Experiência (RE), tem como ...
O Parabadminton, destinado exclusivamente a Pessoas com Deficiência (PcD), é uma adaptação do Badminton. A modalidade passou a ter maior reconhecimento a partir das Paralimpíadas de Tokyo, em 2020, quando começou a fazer parte do quadro de esportes disputados no evento. Entretanto, locais adequados para a preparação de paratletas ainda são pouco disponibilizados, reduzindo a oportunidade de participação nestes eventos. Portanto, este trabalho, em formato de Relato de Experiência (RE), tem como objetivo descrever a minha experiência de formação como técnico de Parabadminton no projeto de extensão universitária “Escola de Esportes Adaptados e Paralímpicos”, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Este projeto busca, além da formação de atletas de Parabadminton, preparar os estudantes dos cursos da área da saúde da UFRGS a atuar profissionalmente com PcD. O projeto oportunizou a consolidação de conhecimentos importantes para a formação de um técnico paradesportivo. Durante as atividades com o grupo pude vivenciar a rotina de um técnico, como: elaboração e execução dos treinos, diálogo constante com o aluno e com sua família, acompanhamento da rotina do atleta, e em competições. Para a maioria dos atletas foram observadas melhorias nas capacidades físicas, habilidades sociais, no companheirismo, e no interesse em participar com dedicação das propostas. Em poucos casos foram observadas resistências ou dificuldades na realização das atividades. Conclui-se que o projeto de extensão foi efetivo na capacitação dos professores em formação, como técnico de Parabadminton. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Coleções
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TCC Educação Física (1318)
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