Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCamargo, Franciele Torani dept_BR
dc.contributor.authorKraemer, Graciele Marjanapt_BR
dc.date.accessioned2025-09-10T07:55:23Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.issn1982-0305pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/296458pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisa os signos produzidos por Surdosingularidades na tarefa educativa, a partir de uma pesquisa de análise cartográfica com base nos Estudos Surdos, Estudos Culturais em Educação e Filosofia. O recorte da pesquisa aqui apresentada atenta para as práticas pedagógicas e os processos de inclusão escolar de estudantes surdos no Ensino Médio, realizada em uma escola especial para Surdos da Rede Estadual do Rio Grande do Sul. Em vista de uma perspectiva metodológica cartográfica, foram produzidas cenas escolares, registradas em Diário de Campo, e que mobilizam um olhar atento para as tensões e potências nos encontros entre língua, conteúdo escolar e modos de ser surdo. Na educação para a diferença, compreende-se a prática docente como um movimento atento às singularidades, às pequenas ações e aos sinais do cotidiano escolar, elementos essenciais sob a perspectiva da pesquisa cartográfica. A análise cartográfica, identifica os signos que emergem de tema como o Sistema Esquelético, destacando os desafios linguísticos e os efeitos de práticas capacitistas. A partir do estudo produzido, destaca-se a conformação de um espaço plural, onde diferentes possibilidades de desenvolvimento acontecem e onde irrompem processos de incorrigibilidade e de desobediência, pois o conhecimento é significado a partir de uma pluralidade de formas de interação, constituição de saberes e de mobilização das estratégias pedagógicas.pt_BR
dc.description.abstractThis paper analyzes the signs produced by Deaf Singularities within the educational task, based on a cartographic analysis informed by Deaf Studies, Cultural Studies in Education, and Philosophy. The excerpt presented here focuses on pedagogical practices and the processes of school inclusion of deaf students in high school, carried out in a special school for the Deaf within the State Education Network of Rio Grande do Sul. From a cartographic methodological perspective, school scenes were produced and recorded in a Field Diary, calling for an attentive gaze toward the tensions and potentialities arising from the encounters between language, school content, and ways of being deaf. In an education that values difference, teaching practice is understood as a movement that is attentive to singularities, small actions, and the signs of everyday school life, elements that are essential from the viewpoint of cartographic research. The cartographic analysis identifies signs emerging from topics such as the SkeletalSystem, highlighting linguistic challenges and the effects of ableist practices. The study emphasizes the formation of a plural space, where different perspectives emerge, where processes of incorrigibility and disobedience break through, as knowledge is constructed through a plurality of forms of interaction, knowledge-making, and the mobilization of pedagogical strategies.en
dc.description.abstractEl presente trabajo analiza los signos producidos por las singularidades sordas en la tarea educativa, a partir de una investigación de análisis cartográfico basada en los Estudios Sordos, los Estudios Culturales en Educación y la Filosofía. El recorte de la investigación aquí presentado se enfoca en las prácticas pedagógicas y los procesos de inclusión escolar de estudiantes sordos en la Educación Media, y se llevó a cabo en una escuela especial para personas sordas de la Red Estatal de Río Grande del Sur. Desde una perspectiva metodológica cartográfica, se produjeron escenas escolares registradas en un Diario de Campo, que movilizan una mirada atenta a las tensiones y potencialidades en los encuentros entre lenguaje, contenido escolar y modos de ser sordo. En la educación para la diferencia, se comprende la práctica docente como un movimiento atento a las singularidades, a las pequeñas acciones y a los gestos de la vida escolar cotidiana, elementos esenciales desde la perspectiva dela investigación cartográfica. El análisis cartográfico, anclado en los Estudios Sordos y en la Filosofía, identifica los signos que emergen de temas como el Sistema Esquelético, destacando los desafíos lingüísticos y los efectos de prácticas capacitistas. A partir del estudio realizado, se destaca la conformación de un espacio plural, donde emergen diferentes perspectivas, donde irrumpen procesos de incorregibilidad y desobediencia, ya que el conocimiento se significa a partir de una pluralidad de formas de interacción, constitución de saberes y movilización de estrategias pedagógicas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTeias (Rio de Janeiro). Rio de Janeiro. Vol. 26, n. 82 (jul./set. 2025), e91229, p. 1-19pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectDeaf educationen
dc.subjectSchool inclusionen
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectDeaf singularitiesen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectEducación de sordoses
dc.subjectInclusión escolares
dc.subjectSingularidades sordases
dc.subjectEducación mediaes
dc.titleSignos das surdosingularidades na tarefa educativapt_BR
dc.title.alternativeSigns of deaf-specific singularities in the educational task en
dc.title.alternativeSignos de las singularidades sordas en la tarea educativa es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001293143pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples