Multiludi : kit de atividades criativas para crianças da primeira infância
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Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Com a modernidade, o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) por crianças tem sido cada vez maior e, por estarem em uma fase crucial para o seu desenvolvimento como pessoa, levantam-se muitas questões sobre as consequências que o longo tempo de exposição a telas pode trazer na primeira infância, como atrasos cognitivos, motores, sociais e psicológicos. Além disso, as telas também surgem como substitutos de atividades analógicas, artísticas e imaginativas tidas como fundamentais pa ...
Com a modernidade, o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) por crianças tem sido cada vez maior e, por estarem em uma fase crucial para o seu desenvolvimento como pessoa, levantam-se muitas questões sobre as consequências que o longo tempo de exposição a telas pode trazer na primeira infância, como atrasos cognitivos, motores, sociais e psicológicos. Além disso, as telas também surgem como substitutos de atividades analógicas, artísticas e imaginativas tidas como fundamentais para o bom crescimento e desenvolvimento infantil. Desta forma, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um produto de design gráfico que estimule a prática de atividades criativas, artísticas e manuais em crianças da primeira infância, contribuindo para o auxílio à redução do tempo de uso de telas digitais. Para tal, a metodologia proposta objetiva mergulhar no problema em questão, definir seus principais pontos e oportunidades de melhoria e gerar ideias adequadas e viáveis por meio do processo de geração, seleção e refinamento de alternativas. Ela divide-se em quatro etapas: Descoberta, Definição, Desenvolvimento e Entrega. Na primeira etapa foram realizadas ferramentas de: pesquisa desk, entrevistas, questionário, grupo focal e mapa mental. Na segunda etapa, foram aplicadas: matriz de decisão, análise de similares, personas e cenários de uso e requisitos de projeto. Na terceira etapa, focada na ideação, foram desenvolvidas: mapa mental, painel visual do produto e foram geradas e selecionadas as alternativas para o projeto, definindo-o como um kit de atividades criativas para crianças da primeira infância. Já na quarta e última etapa, apresentam-se as soluções finais do produto e aplicam-se as ferramentas de prototipação por modelagem convencional e digital para ilustrar a proposta desenvolvida. ...
Abstract
With modernity, children's use of information and communication technologies (ICTs) has increased. At this age they are at a crucial stage in their personal development, and many questions arise about the consequences of prolonged screen time in early childhood, such as cognitive, motor, social, and psychological delays. Furthermore, screens also substitute analog, artistic, and imaginative activities considered fundamental for healthy child growth and development. Therefore, this work proposes ...
With modernity, children's use of information and communication technologies (ICTs) has increased. At this age they are at a crucial stage in their personal development, and many questions arise about the consequences of prolonged screen time in early childhood, such as cognitive, motor, social, and psychological delays. Furthermore, screens also substitute analog, artistic, and imaginative activities considered fundamental for healthy child growth and development. Therefore, this work proposes the development of a graphic design product that encourages creative, artistic, and manual activities in early childhood, helping to reduce screen time. To this, the proposed methodology aims to dive into the problem in question, define its main points and opportunities for improvement and generate appropriate and viable ideas through the process of generating, selecting and refining alternatives. It is divided into four stages: Discovery, Definition, Development and Delivery. In the first stage, the following tools were used: desk research, interviews, questionnaires, focus groups, and mind mapping. In the second stage, the following tools were applied: decision matrix, analysis of similar solutions, personas and usage scenarios and project requirements. The third stage, focused on ideation, involved developing a mind map and visual panels of the product, as well as generating and selecting alternatives for the project, defining it as a creative activity kit for early childhood children. The fourth and final stage presented the final product solutions, and applied prototyping tools through conventional and digital modeling to illustrate the proposal. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design Visual.
Coleções
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TCC Design (420)
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