Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorAvila, Bárbara Gorzizapt_BR
dc.contributor.authorBez, Maria Rosangelapt_BR
dc.date.accessioned2011-06-17T06:00:05Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29627pt_BR
dc.description.abstractA linguagem assume um papel de fundamental importância para a inclusão do indivíduo em sua sociedade. Porém nem todos possuem as competências de comunicação capazes de possibilitar a sua interação com o meio. Este é o caso das pessoas com autismo, as quais podem apresentar distúrbios na comunicação que dificultam a apropriação da linguagem oral e escrita. Visando o rompimento destas barreiras comunicacionais, estratégias com o uso da Comunicação Alternativa (CA) vêm sendo desenvolvidas para pessoas com autismo. Nesta pesquisa apresentamos um software de CA em desenvolvimento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O software está em fase de avaliação com sujeitos com autismo sem fala, ainda em etapa inicial.pt_BR
dc.description.abstractLanguage plays an essential role on including an individual into his society. However, there are people that do not have the communication skills necessary to allow their interaction with the environment. This is the case for people with autism, who can present communication disorders which difficult the language’s appropriation. Attempting to break those limits, we have been developing strategies for autistic people using Alternative Communication (CA). In this research we present a CA software that is being developed at Rio Grande do Sul Federal University (UFRGS). The software is under evaluation on autistic people without developed orality, yet in early stages.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 8, n. 2 (jul. 2010), 10 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.titleSCALA : um sistema de comunicação alternativa para o letramento de pessoas com autismopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000763127pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem